São atribuições gerais do Gerente de Vendas ou Gerente Comercial:
- Desenvolver/adequar a missão e visão organizacional, juntamente com os outros setores;
- Compartilhar com os demais setores envolvidos as estratégias elaboradas para o desenvolvimento dos negócios da empresa, através de uma visão macro e não setorial;
- Apoiar idéias de cada unidade de negócios, visando aumento de negócios e atingimento da meta;
- Avaliar constantemente o mix de produtos, níveis de estoque e margens de lucro;
- Analisar os processos e estratégias existentes, objetivando aprimorá-los ou ajustá-los a atual realidade do mercado e da organização, buscando um padrão de atuação;
- Avaliar e planejar estratégias de vendas e atuação no mercado;
- Estruturar, organizar, distribuir, apoiar e acompanhar a sua equipe de vendas diuturnamente;
- Assegurar o cumprimento dos objetivos e metas de vendas estabelecidas estrategicamente;
- Observar e avaliar as melhores práticas do mercado e implementá-las na organização;
- Avaliar e gerenciar as despesas do departamento visando cumprir orçamento determinado evitando desperdícios e gastos desnecessários;
- Constantemente promover treinamento técnico e de produtos com a sua equipe;
- Estabelecer rotinas de reuniões com sua equipe incentivando o trabalho em grupo.
As informações básicas acima descritas encaixam-se dentro do perfil de um profissional apto a exercer o cargo de Gerente de Vendas ou Gerente Comercial.