Eis-me
aqui mais uma vez tentando conversar com vocês sobre a Gestão. Particularmente
hoje estou sem inspiração. Essa profissão que escolhi tem tantas nuances,
tantos desafios que se não tivermos foco nem saberíamos o que fazer.
Dentre
os nossos desafios está a leitura constante de cenários onde precisamos nos
antever aos fatos analisando tendências. Quando afirmo sobre essa necessidade
ressalto sobre a importância de estarmos atento a tudo que nos cerca. Essas
tendências podem estar implícitas em uma conversa na mesa do bar, na saída do
curso ou na porta da igreja.
Cabe
a nós gestores ficarmos atentos, afinal de contas Deus nos deu dois ouvidos e
dois olhos, então é necessário observar e analisar antes da tomada de decisão.
E olha que decidir não é fácil. Imaginem quantas pessoas serão afetadas com
nossas decisões. Se levarmos em conta a quantidade de pessoas que dependem de
nós. Colegas, colaboradores, funcionários, fornecedores e suas respectivas
famílias dependendo das nossas decisões. Se tudo der errado estaremos falidos,
muitas famílias desempregadas, muitos fornecedores sem ter a quem vender seus
produtos.
E
como é difícil decidir. Decidir sobre contratar, sobre demitir, mudar de setor,
reenquadrar, verificar se está valendo a penas manter aquele colaborador
talentoso, mas desmotivado. Sem falar na quantidade de decisões operacionais
que fazem parte da nossa rotina diária de trabalho.
Meu
povo. Gerir não é fácil, é preciso que estejamos apoiados em ferramentas operacionais,
planos estratégicos, pessoas engajadas, máquinas e equipamentos alinhado e TI a
nosso favor. Empresa comprometida com os colaboradores, respeitando a
diversidade de personalidade e de talentos.
No
papel e na teoria fica tudo tão fácil. Mas no dia-a-dia é necessário muito
trabalho, dedicação e engajamento. Até o próprio gestor precisa tomar cuidado
com o seu engajamento. E verificar até que ponto ele está entregando em alto
padrão e sendo exemplo para seus liderados.
Então,
como gestores temos desafios de todas as ordens (mercado, finanças,
comunicação, logística, pessoas, comércio, clientes). Ufa! Cansei, aliás cansei
não. Gosto tanto do que faço, que encaro todas essas decisões como sendo o meu
desafio diário.
Procura
fazer as minha entregas com o maior prazer e sorriso no rosto. Afinal de contas
é preciso manter o bom clima organizacional. Manter a moral da tropa elevada.
Ser gestor prescinde uma boa dose de resiliência e paciência. Mas, também
necessita de ação. É preciso muitas vezes estarmos à frente das ações,
ensinando ao nossos colegas e colaboradores como gostaríamos que o trabalho
fosse realizado.
Ufa!
Cansei de novo! Olho para trás e penso em tudo que realizei e em tudo que tenho
ainda para realizar, nos sonhos que ajudei a atingir, nas pessoas que toquei
com minhas decisões, nos profissionais que ajudei a desenvolver, nas metas que
entreguei. E vamos em frente! Tenho muito mais a fazer!
Sigam-me
os bons e vamos juntos sonhar o mundo da gestão!
Uma
boa semana a todos e muita felicidade nos nossos corações!
Luciano Dias – 41 anos, administrador, mestre em Cultura e Turismo pela UESC, coordenador dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Logística e Redes de Computadores. Docente de diversas especializações atuando com temas de Gestão de Pessoas, Liderança, Estratégia Empresarial, Logística e Docência Superior.
Luciano Dias – 41 anos, administrador, mestre em Cultura e Turismo pela UESC, coordenador dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Logística e Redes de Computadores. Docente de diversas especializações atuando com temas de Gestão de Pessoas, Liderança, Estratégia Empresarial, Logística e Docência Superior.