*Marcelo Santiago
Budget ou orçamento é a nomenclatura usual no mundo coorporativo, para designar o orçamento periódico, normalmente anual, feito pela empresa. No Budget são estimadas receitas, custos, despesas e investimentos.A empresa deve partir do Budget para tomada de decisões importantes, como por exemplo: Através da receita estimada, prever a produção necessária, recurso de pessoal, insumos, verba de marketing, investimento na capacitação dos colaboradores, etc...
Além disto, é importante utilizar o Forecast (previsão) para validação
do Budget.
Esta previsão normalmente é mensal e, se percebida alguma mudança
acentuada na estimativa inicial, deve haver alteração no planejamento para
atingir o resultado, ou revisão do Budget para a nova realidade.
Essas ferramentas vão validar o
planejamento estratégico e a gestão de riscos e serão pilares para a gestão
estratégica de qualquer organização, seja ela grande ou pequena. Planejar,
executar, monitorar e avaliar o orçamento são passos cruciais para a
organização que busca competitividade no mercado atual.
* Marcelo Santiago tem 34 anos, é Economista pela Universidade estadual de
Santa Cruz - UESC. MBA em Controladoria pela Faculdade Internacional de
Curitiba - Facinter. Professor de Economia/Controladoria e Mercado de
Capitais. Sólida experiência em Gestão de Planejamento Estratégico e
Planejamento Orçamentário.