Empresas competitivas buscam resultados. A economia mundial vive hoje
o momento de concorrência mais acirrada que já existiu em todos os
tempos. Para sobreviverem neste cenário, as empresas adotaram um
rigoroso padrão de excelência e passaram a exigir resultados cada vez
mais positivos.
Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas,
participativas, interdependentes e integradas. O desenvolvimento
organizacional depende da melhoria contínua dos processos de gestão,
apoio e de base, pois a eficiência dos processos depende dos
referenciais e recursos neles utilizados. O ser humano hoje é totalmente
determinante, pois sua capacitação e motivação é que tornam possível o
aumento da eficiência dos processos e produtividade de qualquer
organização.
A Gestão Participativa busca criar estruturas descentralizadas, em
que se faz necessário à sobrevivência da empresa, em que relacionamento
cooperativo passa a ser uma ferramenta essencial para superar os
conflitos internos nos processos produtivos e as mudanças nas relações
do trabalho. A consciência individual e coletiva exige de seus gestores e
demais pessoas da empresa visão de globalidade, isto é, saber o que sua
tarefa significa na totalidade organizacional.
A participação dos funcionários nas decisões da empresa, em maior ou
menor escala que seja, vem sendo uma constante em uma série de modelos
de gestão. Nos últimos tempos, porém, um conjunto de tendências
paralelas tem fortalecido a adoção do modelo da Gestão Participativa. A
democratização das relações sociais, o desenvolvimento de uma classe
trabalhista, a elevação do nível educacional, a complexidade e a
intensificação das comunicações são algumas das razões que justificam a
adoção de um maior grau de envolvimento.
Kanaane (1994, p.44) destaca que as organizações necessitam adotar
posturas mais flexíveis com relação às concepções sobre poder e
influência, o que implica a adoção de estratégias compatíveis com o
envolvimento e o engajamento dos colaboradores, possibilitando a
valorização do potencial humano.
A divisão rígida do trabalho cede lugar a equipes multifuncionais,
nas quais cada colaborador está preparado para cumprir tarefas variadas,
significando assim, o fim da era mecanicista e o início da era humana. É
através da participação que os colaboradores envolvem-se com os
objetivos e resultados das empresas e sentem-se parte integrante do
processo estratégico e produtivo.
A Gestão Participativa tem como vantagem a participação eficaz dos
colaboradores nos objetivos da empresa, gerando desta forma um clima
propício ao desenvolvimento qualitativo no trabalho e, consequentemente,
o aumento da produtividade em suas funções.
Pode-se identificar o verdadeiro papel e a real importância da Gestão
Participativa em uma organização. É através da participação que podemos
notar e avaliar o desempenho da empresa como um todo e o aumento da
produtividade dos colaboradores, uma vez que o sucesso do líder
transparece-se sem que haja a necessidade de autoritarismo.
A importância de trabalhar de forma participativa está muito bem
citado por Gardin (1995): "Se alguém quer que as pessoas participem,
deve, antes de mais nada, levá-las à sério. Quando houver desejo real de
planejamento participativo, um aspecto metodológico constitui-se em
ponto fundamental: recolher o que as pessoas sentem, desejam e pensam da
maneira como elas o pensam, desejam e sentem, utilizando as próprias
palavras que as pessoas escrevem ou pronunciam. O importante é definir
que, para construir um processo participativo com distribuição de poder,
não é suficiente pedir sugestões e aproveitar aquelas que pareçam
simpáticas ou que coincidem com pensamentos ou expectativas dos que
coordenam: é necessário que o plano se construa com o saber, com o
querer e com o fazer de todos".
O importante para os colaboradores em uma estrutura participativa,
não somente é, ser bem remunerado para ser uma pessoa feliz e produtiva
dentro de uma empresa. Faz-se necessário também se ter um ambiente
tranquilo e agradável de trabalho, onde haja condições reais de se
desenvolver mais e mais. Proporcionar a esta empresa o sucesso e
excelência empresarial que ela tanto almeja, alcançando assim maior
reconhecimento do mercado e, consequentemente, obter maior
lucratividade.