Atualmente, as organizações
necessitam lidar com a busca intensa de resultados. Os desafios
complexos, resultantes de mudanças econômicas, políticas, ambientais e
sociais. O discurso que ecoa para as empresas continuarem a disputar os
negócios é ter gente com talento empreendedor, com iniciativa,
criatividade e engajada para incentivar o surgimento de capacidades,
conexões e oportunidades de negócios, e para isso, torna – se
indispensável valorizar sua gente, para garantir o comprometimento e o
crescimento da organização.
Exagero? Nada disso! Já não
há mais dúvidas que só conquistam o diferencial as empresas que
formulam estratégias não apenas do topo, mas em toda a sua pirâmide,
gerando processos que viabilizam o empreendedorismo corporativo,
participação ativa e desprendida, compartilhamento de metas, integrando
pessoas e áreas. Organizações dos mais diversos setores da economia têm
valorizado cada vez mais o bem estar da sua gente, com um ambiente de
trabalho mais satisfatório e motivado. E elas não param de crescer no
mercado. Valorizar para crescer. As pessoas são vitais para o sucesso
da organização. Sem pessoas qualificadas e sem talentos, não existe
sucesso. Aliás, sucesso é um caminho e não um destino.
É
necessário construir um ambiente em que a hierarquia não seja sinônimo
de burocracia. Atualmente empresas exortam seu ponto G a serem
criativos, produtivos e comprometidos com os resultados da empresa.
Muitas, ainda mantêm hierarquia centralizada e burocracia sufocante,
enquanto desclassificam bons candidatos, encaminham seus funcionários
para o desenvolvimento dessa competência.
O papel da empresa, do
executivo, líder e gestor de pessoas é criar um ambiente organizacional
que possibilite mapear talentos, desenvolver sua gente, identificar
competências, cumprir com o prometido, incentivar e procurar um sólido
alinhamento entre seus negócios e as ideias que podem surgir de qualquer
parte da organização. Enfim é necessário conseguir melhor performance
para obter maior resultado. A presença simultânea dessas variáveis
estimula o êxtase do prazer do seu ponto G. É preciso tentar. É
fundamental ter um desprezo saudável pelo impossível aos seus olhos.
Gente
gera negócios, soluções e resultados. É do comprometimento e do
relacionamento positivos do ponto G da sua empresa que vai depender a
qualidade, a competência e o sucesso para atingir resultados notáveis.
Orlanda Souza é administrador e membro da Comissão Especial de RH do CRA/RJ - Via http://www.administradores.com.br/
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