08 maio 2013
Capa do Google de hoje 08/05/2013
Saul Bass é hoje alvo de uma homenagem ao estilo da Google, com um animado doodle na página principal do motor de busca, em todo o mundo. O realizador e designer tornou-se conhecido em todo o mundo pela sua obra na área da criação de genéricos de abertura de filme. Bass é considerado um ícone nessa área.
Saul Bass, realizador que se tornou popular pelo design gráfico no cinema, para abertura de filmes, é hoje lembrado com um google doodle, a homenagem que o gigante da Internet dedica a grandes personalidades e eventos mundais.
Nascido em Nova Iorque a 8 de maio de 1920, Saul Bass completaria hoje o 93.º aniversário, efeméride que merece homenagem com um doodle que tenta representar o trabalho deste artista.
Saul Bass trabalhou com grandes nomes do cinema mundial, desde Alfred Hitchcock, Martin Scorsese, Otto Preminger e Stanley Kubrick, entre outros. Fez carreira em Hollywood, assinando algumas das mais brilhantes aberturas de animação.
Entre os trabalhos mais conhecidos de Bass estão as animações feitas em papel recortado de um viciado em heroína, no filme ‘O Homem do Braço de Ouro’, de Preminger, ou no filme de Alfred Hitchcock, ‘Intriga Internacional’, ou ainda na comédia ‘Deu a Louca no Mundo’, do realizador Stanley Kramer.
Além destas animações, Saul Bass destacou-se como brilhante realizador de curtas-metragens, o que lhe valeu a distinção da Academia, com um Óscar pelo melhor documentário de curta-metragem, em 1968, graças a ‘Why Man Creates’.
O que é um doodle?
Doodle é uma expressão que ganhou relevância desde que a Google passou a recorrer a esta forma de homenagear pessoas, ou assinalar datas e efemérides. Mas a palavra "doodle" já era utilizada no século XVII.
No maior motor de busca do mundo, diariamente surgem novos ‘doodles’, que não são mais do que esboços, desenhos, caricaturas ou aplicações interativas que, através da imagem, recordam factos ou pessoas.
Mas a expressão ‘doodle’ não foi criada pela Google (apesar da semelhança do vocábulo, em termos de grafia e fonética). Doodles são desenhos ou esboços, feitos quando uma pessoa pretende distrair-se, ou ocupar algum tempo livre.
Etimologicamente, a palavra ‘doodle’ tem duas origens: americana e britânica. Os americanos utilizam-na desde o século XVII, para chamar “tolo” ou “simplório”, como variante da palavra alemã “Dödel”.
Já a origem inglesa reporta-se à Guerra Revolucionária Americana, quando as tropas coloniais britânicas cantavam “Yankee Doodle”. Aqui, ‘doodle’ tinha um significado pejorativo e significa “fazer de tolo”.
Mais tarde, a partir de 1930, a expressão alterou o sentido e passou a estar relacionada com “ócio”, o que vem de encontro aos criativos desenhos durante uma aula, ou mesmo ao modo original que a Google encontrou para assinalar datas e homenagear pessoas.
Hoje, dia em que Saul Bass completaria o 93.º aniversário, é lembrado com um doodle.
Ah, a música é Unsquare Dance, do Dave Brubeck.
Bom dia a todos!
Fonte: ptjornal.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário