A Psicologia Organizacional,
inicialmente denominada Psicologia Industrial, estuda os fenômenos
psicológicos presentes nas organizações, mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos.
O psicólogo organizacional ocupa-se em
estudar e atuar como facilitador das relações entre as pessoas e a
organização, contribuindo para o desenvolvimento de ambas.
Para tanto, intervém nos processos de
trabalho, na cultura organizacional, nos intercâmbios comunicativos e em
muitos outros elementos da organização.
Durante muito tempo o papel da
psicologia organizacional, que recebeu inicialmente a nomenclatura de
“gestão de pessoal”, esteve associado à forma coerciva como a
organização tratava os seus “trabalhadores”.
Quando passou a preocupar-se
verdadeiramente com os colaboradores (“trabalhadores”), a dar
importância e reconhecer o mérito do talento humano, ocupando-se em
desenvolver estratégias e programas para aquisição, desenvolvimento,
melhor uso e retenção dos recursos humanos, tendo por objetivo básico
alinhar as políticas de RH com a estratégia dos negócios da organização,
teve seu nome mudado para “gestão de recursos humanos”, tornando-se
mais popular e melhor aceita.
As principais áreas de atuação do psicólogo organizacional são:
Recrutamento e Seleção de Pessoal:
através da análise do ambiente de trabalho e do cargo, realiza a
definição do perfil do profissional a ser escolhido para ocupação do
cargo, define a metodologia de recrutamento e utiliza técnicas de
seleção de pessoal.
Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos:
através de diagnóstico de necessidade de treinamento, planeja, organiza
e desenvolve os programas instrucionais para os colaboradores da
organização.
Avaliação de Treinamento: desenvolve e aplica instrumentos de avaliação da reação e do impacto do treinamento no trabalho.
Avaliação de Desempenho:
prepara e treina os gestores em avaliação de desempenho de suas
equipes, elabora o manual dos procedimentos para avaliação, desenvolve
os procedimentos para diagnóstico, acompanhamento e resolução dos
problemas de desempenho no trabalho.
Análise de Cargos e Tarefas:
desenvolve procedimentos e instrumentos para descrição de cargos e
tarefas, usa referidos procedimentos e instrumentos seguido de análise
dos resultados obtidos e faz a descrição dos cargos e tarefas.
Diagnóstico Sócio-Ambiental:
observa a relação entre homem e ambiente (comunitário, social e
ecológico), estuda tanto a maneira como o ambiente físico influencia no
bem estar das pessoas, quanto o impacto que as ações das pessoas têm
sobre o ambiente físico e natural; orienta para a criação de programas
sócio-ambientais como instrumento de conscientização, realização pessoal
e elevação da auto-estima de seus colaboradores, observa e promove
adequações da realidade social com o ambiente do trabalho através da
definição de políticas de benefícios, tais como, transporte, assistência
alimentícia, assistência médica, etc.
Diagnóstico da Saúde Mental no Trabalho:
avalia o ambiente de trabalho analisando os aspectos psicológicos e de
salubridade, ou seja, as características do trabalho e suas
conseqüências, por ex: estresse, doenças ocupacionais, etc, intervém no
ambiente e na organização do trabalho para a redução dos riscos, através
da implantação e gestão de programas preventivos de saúde e da
proposição de soluções para criação de ambientes favoráveis para
melhoria das condições gerais de trabalho e redução dos custos com
saúde.
Orientação Profissional:
aplicação de estratégia para redirecionamento de carreira, orientando
aos colaboradores quanto à adequação e identificação profissional em que
possam atuar.
Diversidade Cultural nas Organizações:
planejamento e intervenção em focos de conflitos internos devido a
diferenças de personalidades, grupos étnicos, preferências sexuais,
gênero, idade, religião, entre outros, através de pesquisas do clima
interno e da cultura organizacional.
Fica fácil perceber que as tarefas
atribuídas ao psicólogo organizacional possuem uma dimensão técnica.
Entretanto, seu principal objetivo sempre dirá respeito à PESSOAS. Suas
atividades serão sempre focadas para alguma alteração nas ações humanas,
de forma a atuar como facilitador para uma auto-descoberta que apóie o
crescimento pessoal e a liberação do potencial de cada indivíduo para
melhoria de seu desempenho.
Toda organização, qualquer que seja o
seu negócio, terá sua origem nas pessoas, o trabalho será executado por
pessoas e o produto de seus trabalhos será destinado à pessoas. As novas
tecnologias, as máquinas, os equipamentos de última geração, são apenas
“ferramentas” à serviço do homem. É ele que pensa, que sonha, que
planeja, que agrega valor, que faz a diferença.
Portanto, desenvolver uma política de
gestão do capital humano é o ponto chave no planejamento estratégico de
qualquer organização. Trata-se da forma mais inteligente de investir nas
pessoas e transformá-las em diferencial competitivo.
Esse é o grande desafio dos psicólogos organizacionais.
Sobre a autora:
Elaine Kühne, graduada
em Psicologia, é profissional da área de Recursos Humanos, contando com
mais de 20 anos de experiência em médias e grandes empresas nacionais e
multinacionais. Atualmente presta consultoria como Psicóloga
Organizacional.
Fonte:http://www.rhevistarh.com.br
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