*Marcelo Santiago
No mundo capitalista e competitivo em
que estamos em volta de cartéis e trustes, o pequeno e micro empresário precisa
conhecer bem seu negócio. Mas esse conhecimento não é somente do seu produto ou
serviço prestado, pois a saúde financeira é primordial para a continuidade do
negócio.
É necessário que o empresário conheça
bem seus custos e despesas, pois o que percebemos nas micro e pequenas empresas
é que não há conhecimento do que realmente são custos e despesas, abaixo
tentarei esclarecer as diferenças e importância de dominar essas informações.
Via de regra, a contabilidade separa
os gastos em três grandes grupos:
investimento, custos e despesas.
Separação essa fundamental, principalmente em empresas que transforma
matéria prima em produto acabado. Dessa
forma poderemos apurar de forma correta o custo de produção, das despesas, do
lucro bruto e do resultado de um período.
Por que a separação contábil dos
gastos tem tanta importância? – Apuração dos resultados – lucro ou prejuízo – é
de fundamental importância na vida de uma empresa . Além da obrigação da apuração correta do
resultado do período, a fim de não sofre autuação por parte dos fiscais do
Imposto de Renda.
Vamos dividir os custos três contas:
Materiais, Mão de Obra, Outros custos de produção.
1 Materiais
Faz parte desse grupo as matérias
primas consumidas; materiais de embalagens e materiais auxiliares que terão
contato direto com o produto.
2 Mão de Obra
Faz parte desse grupo a mão de obra
produtiva que tem contato diretamente com a produção. Ex: Diretor Industrial,
Gerência Industrial e etc.. Porém o Gerente de Departamento pessoal não será
considerado um custo, pois não está ligado de nenhuma forma com o processo
produtivo, nesse caso será uma despesa. Aprendemos agora que tudo que não
estiver ligado diretamente ao processo produtivo será considerado despesa e não
custo.
3 Outros custos de produção
Custos gerais de fabricação, tais como
depreciação do prédio da fábrica, depreciação das máquinas e equipamentos,
energia elétrica, água etc. Se o prédio onde encontra-se o administrativo da
empresa - RH, Marketing, Comercial – não
estiver no mesmo prédio onde encontra-se a fábrica, a depreciação desse prédio
não será custo e sim despesa.
Dentre a classificação dos gastos
ainda podemos classificá-los com custos fixos e despesas fixas. São Custos
Fixos que permanecem constantes dentro de determinada capacidade instalada,
independem do volume de produção. São Despesas Fixas aquelas que permanecem
constantes dentro de determinada faixa de atividades geradoras de receitas,
também independem do volume de vendas ou de prestação de serviços.
O custo pode ainda podem ser dividido
em custo direto e indireto:
São Custos Diretos aqueles que podem ser
quantificados e identificados no produto ou serviço e valorizados com
relatividade facilidade. Dessa forma, não necessitam de critérios de rateio
para serem alocados aos produtos fabricados ou serviços prestados. Os Custos
Diretos, na grande maioria das indústrias, compõe-se de materiais diretos e mão
de obra direta.
São Custos Indiretos, aqueles que por
não serem perfeitamente identificados nos produtos ou serviços, não podem ser
apropriados de forma direta para as unidades específicas, ordens de serviço ou
produto. Necessitam de algum critério de rateio para sua alocação como mão de
obra indireta, materiais indiretos.
As grandes empresas multinacionais,
transnacionais já têm bem determinado seus custos de produção e sua apuração e
consegue transformar essas informações em estratégias de preço e mercado,
fazendo com que as tornem competitivas no mercado.
O Brasil tem mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas,
que totalizam 99% dos negócios do país. A pesquisa foi feita pelo Sebrae em
parceria com o Dieese, entre 2000 e 2011. 51% delas estão na região Sudeste.
Quase 24% estão na região Sul e outros 15%, no Nordeste. Na região Norte, estão
3,5%, enquanto 7% estão no Centro-Oeste.
As pequenas empresas geram quase 15 milhões de empregos
formais. O estudo mostra que, a cada R$ 100 em salários, R$ 40 são pagos por
micro e pequenos empresários. E o mais importante: no período pesquisado, os
funcionários tiveram um aumento real três vezes maior que o de trabalhadores de
grandes empresas.
Diante dos dados apresentados acima, podemos perceber a
importância da continuidade das micro e pequenas empresas, então nossos
empresários têm que iniciar um processo de Gestão clara de seus custos, a fim
de compor o preço de seu produto de uma forma que mantenha a saúde financeira
do negócio. Hoje temos um órgão muito importante, Sebrae, que tem capacidade de
apoio técnico para esse segmento do mercado, mas cabe o empresário buscar não
só contadores para apuração de seus resultados e sim pessoas capacitadas que
possam gerar dados para tomadas de decisões rápidas, pois o mercado está em
constante mudança.
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