Estipular o preço de seus produtos e serviços é sem dúvida alguma uma das mais importantes decisões a serem tomadas pela empresa e apesar de sua relevância, muitas dificuldades são encontradas pelos gestores nessa formatação. Segundo Simon (1992), várias companhias deixam de aumentar seus lucros por adotarem políticas de preço impróprias e a falta de critérios objetivos faz com que as empresas dependam de razões subjetivas para a precificação, o que normalmente conduz a erros na determinação do preço dos produtos.
Encontrei uma pesquisa que mostra quais os dez erros mais comuns em política de preços:
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a) tentar recuperar no preço do produto
os investimentos iniciais mal dimensionados;
b) não ter uma contabilidade de custos constantes;
c) repassar às vendas a prazo os juros do Banco Central - o correto seria estabelecer um juro igual ao retorno do capital;
d) não adequar propaganda e preço;
e) trazer a valor presente os preços de matérias-primas a ser pagas a prazo - o correto seria alocar o valor no prazo de desembolso;
f) aumentar os preços antes da data do recebimento do salário dos consumidores;
g) buscar o consumidor classe A;
h) não calcular descontos corretos;
i) uso de fórmulas de cálculos muito simplificadas - do tipo "custo + 10% de margem";
j) empresas que costumam fabricar produtos a baixo custo e fixam seu preço em função do mercado maximizam o próprio lucro. Mas erram na estratégia de longo prazo, não aproveitando sua vantagem competitiva de produção mais barata.
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