30 abril 2013

Água, incerteza e risco.





*Petrônio Hipólito
Caros leitores, em reportagem da edição desta semana da revista Carta Capital, o repórter Rodrigo Martins relata de Antas, município situado no Nordeste da Bahia, o flagelo da seca, considerada a pior dos últimos 60 anos. Não chove na região desde outubro de 2010 e as reservas de dinheiro da população estão acabando. Contrariando a carta de Pero Vaz de Caminha ao Dom Manoel, Rei de Portugal, em se plantando, nada dá.
A inclemência do sol que evapora rapidamente a água do solo e das plantas não devolve a umidade em forma de chuva. O clima da região é seco e a falta de chuvas cria um estresse hídrico no solo que não permite a germinação nem mesmo da mais resistente das sementes. Nem o Mandacaru (Cereus jamacaru) planta típica da região e resistente à seca está sobrevivendo. O açude de Adustina, distante 30 quilômetros de Antas, está seco pela primeira vez desde sua construção em 1960. Quem ainda tem algum recurso, envia o gado que sobreviveu para regiões mais úmidas quando não se vê obrigado a vender por preços aviltantes - a arroba do boi que valia 135 reais há três anos, hoje não paga mais que 50 – e perde a chance de repor o gado quando o clima permitir.
Sobre a água, recurso natural crítico, mal distribuído e escasso em várias regiões do planeta vamos aos fatos:
  1. Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não têm acesso à água potável;
  2. 40% dos habitantes do planeta (2.600 milhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;
  3. Cerca de 8 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e ao saneamento e higiene deficientes;
  4. Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.
  5. 70% da agua doce é usada para irrigação
  6. O Brasil tem 12 % da água doce do planeta
  7. Para se produzir 1kg de arroz há necessidade de cerca de 2 mil litros de agua.
Vejam abaixo como a água se distribui no planeta:







Notem que 97,5% da água planeta é salgada. Apenas 2,5% é doce mas a maior parte está confinada em geleiras e calotas polares, restando somente cerca de 1% para o consumo humano.

Boa semana a todos e até a próxima terça-feira.

(*) Petrônio Hipólito tem 54 anos, é engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP. Especializou-se em Gestão de Sustentabilidade e em Administração (CEAG) pela FGV. É palestrante e consultor. Tem sólida experiência em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.