17 março 2010

Sucessão na empresa familiar.

Segundo dados do SEBRAE as empresas familiares tradicionais representam em média 85% do mercado empresarial, são elas que mais empregam, geram, distribuem e acumulam riqueza. Mas nem tudo são flores para esse tipo de negócio, os jogos de poder bem como o controle contábil irreal e problemas com sucessão fazem com que o sucesso desse tipo de empresa seja colocado em risco.
Dados revelam que apenas 3 de 10 empresas, sobrevivem ao processo sucessório de 3ª geração e dessas 3 apenas 1 segue a risca o processo sucessório, a sobrevivência dessa empresa se dá porque a mesma possui visão de futuro, administra bem os conflitos, procura descentralizar o poder, sabe da importância da participação da família no processo e aposenta bem o fundador.
A sucessão deve ser planejada, não deve-se contar com a sorte ou a falta dela - em caso de morte súbita do fundador - é um processo que deve contemplar alguns métodos, regras e atitudes pró-ativas para a obtenção de sucesso, dentre elas podemos citar algumas dicas pelo ponto de vista do fundador e do sucessor.
Do ponto de vista do Fundador:
  • Não forçar o trabalho do sucessor e sim fazer com que ele opte por isso;
  • Definir claramente as regras e os valores procurando motivar, incentivar e principalmente inspirar;
  • Mostrar a importância da empresa na manutenção da família;
  • Procurar apaziguar os não sucessores e mostrar o motivo pelo qual a escolha fora feita;
  • Ter uma visão de futuro e explicar como ele gostaria que a empresa estivesse dentro de alguns anos;
  • Assumir claramente a escolha e apoiar sucessor durante o processo;
  • Não abandonar a gestão enquanto esse processo estiver sendo implantado, ou seja, acompanhar e orientar.
Do Ponto de vista do Sucessor:
  • Procurar sempre a inovação como forma de modernização tanto da gestão como os processos;
  • Manter o que está correto e estudar melhorias em processos desgastantes;
  • Otimizar, melhorar e procurar mercados de expansão;
  • Ser agregador e respeitar a memória do fundador;
  • Identificar novas oportunidades;
  • Manter os valores da organização.

Consultoria?

As empresas estão cada vez mais preocupadas com o seu futuro, e um setor que cresce no mercado é o de consultoria.
Para se obter sucesso como consultor,é preciso alguns pré-requisitos:
  • Estudar o mercado do cliente: Não basta ser bom apenas em processos nem entender de forma ampla as funções da administração, o consultor precisa estudar e identificar nichos de mercado, bem como ser um estrategista, estudos recentes comprovam que entre as habilidades de um bom consultor, a técnica representa um pouco mais de 35% enquanto o restante é a estratégia que manda. Ter conhecimento, estar atualizado e acompanhar o que acontece no mundo é uma obrigação do consultor.
  • Faça parcerias produtivas: É difícil ser generalista, portanto, faça parcerias com outros consultores nas áreas em que você não domina, desa forma o trabalho fluirá com mais eficiência/acertividade e produzirá bons frutos, o consultor não é obrigado a entender todas as áreas, mas é obrigado a achar a solução.
  • Tenha uma visão geral, mas aja como especialista: Devemos como consultor conhecer o mercado, os sistemas, os concorrentes, contextualizar e dinamizar, mas com tantos atributos não podemos squecer do foco, temos que focar na solução nos especializar em resolução, seria como olhar o mercado como um todo e ir escolhendo as partes a serem melhoradas/ampliadas. Devemos fazer como Descartes quando escreveu sobre o princípio da análise que em seu livro "Discurso sobre o Método" onde dividia cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem possíveis e resolvê-las por parte.
  • Network é a palavra mágica: O grande segredo do consultor é ter uma boa rede de contatos, se trabalhar bem os seus clientes farão questão de divulgar o seu trabalho e terá fidelidade e credibilidade no mercado.