02 abril 2013

Capa do google do dia 02 de abril



O Google amanheceu mais artístico hoje por conta da homenagem à Maria Sibylla Merian, naturalista e ilustradora científica que desenhou em detalhes os estágios da metamorfose das borboletas. O doodle na página de buscas marca o 366° aniversário da entomologista suíça.

Depois de aprender a desenhar com seu padastro e passar dois anos em Amsterdã, Maria Sibylla viajou ao Suriname, onde observou a metamorfose das borboletas e as desenhou em detalhes, publicando "Metamorphosis insectorum Surinamensium" na volta à Europa - a obra exibia outros insetos latino-americanos.

Durante o tempo na colônia holandesa, a entomologista também criticou a escravatura e a maneira como índios e negros eram tratados no Suriname.

Fonte: terra.com.br

O que é microcrédito? Uma das histórias de Muhammad Yunus.




*Petrônio Hipólito 

Caros leitores, vou fazer a vocês um relato sobre o surgimento de um modelo inovador de financiamento que pode acabar com a pobreza no mundo e que tem tudo a ver com responsabilidade social. Comecemos pelo economista que cujo nome está no título de hoje.

Muhammad Yunus nasceu em Blangadesh, um país pobre situado no sul da Ásia. Formou-se em Economia e fez doutorado nos Estados Unidos. Ao retornar lecionou Economia na Universidade de Chittatong, no sul do país. Era a década de 70, Bangladesh havia declarado independência do Paquistão e atravessava sérias dificuldades. Certa vez Yunus reuniu um grupo de estudantes e ao visitar uma aldeia se deparou com trabalhadoras rurais que confeccionavam cestos de bambu. Verificou que na extrema pobreza em que viviam, trabalhavam arduamente e não conseguiam se libertar de um circulo vicioso da miséria gerado pela falta de financiamento Os bancos recusavam pequenos empréstimos para compra de materiais de trabalho por não poderem obter garantias. Como as trabalhadoras não tinham acesso ao crédito formal, tomavam dinheiro emprestado para comprar o bambu (matéria prima dos cestos) justamente do comprador dos mesmos, o único que oferecia financiamento. Este emprestava 22 centavos de dólar para cada cesto que o trabalhador produzia e comprava os cestos acabados por 24 centavos. Portanto, dois centavos de dólar era o lucro por cesto produzido, impedindo o trabalhador de ter um rendimento adequado e ser forçado a recorrer repetidamente ao empréstimo do comprador de cestos para poder trabalhar. Yunus se perguntou como poderia libertar estas pessoas desse ciclo perverso. Ele mesmo emprestou US$ 27 ao grupo e recebeu o valor integral de volta. Essa experiência gerou um segundo empréstimo de US$300, que foi novamente pago. Foi a semente para a criação do Grameen Bank, um banco destinado a emprestar aos pobres e do surgimento do conceito de microcrédito. O banco operava com de formas criativas de obtenção de garantias como a responsabilidade solidária do grupo com o pagamento do dinheiro emprestado de maneira a fortalecer a renda da comunidade, aumentar o número de trabalhadores beneficiados e romper o ciclo da pobreza. Basta dizer que em 1995 o banco contava com dois milhões de clientes com a menor taxa de inadimplência em seu segmento.

A criação do banco inspirou o surgimento de programas de microcrédito e políticas de combate à pobreza em todo o mundo. Em reconhecimento ao seu trabalho Yunus foi agraciado com o Premio Nobel da Paz em 2006. Sua iniciativa inspirou a criação de um sem número de negócios sociais em Bangladesh como serviços de telefonia celular, fábrica de alimentos, usinas de geração de eletricidade a partir de energia solar e unidade de produção de água potável. Esse modelo de negócio social, um pouco diferente da empresa tradicional por prever a aplicação do lucro no próprio negócio, se replicou em todo o mundo, inclusive no Brasil. Sobre isso vou escrever mais adiante contando outras histórias de Yunus.

Boa semana a todos e até a próxima terça-feira.

Fonte:O Desafio das Microfinanças – Angela da Rocha e Renato Cotta de Mello – COPPEAD 2004


(*) Petrônio Hipólito tem 54 anos, é engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP. Especializou-se em Gestão de Sustentabilidade e em Administração (CEAG) pela FGV. É palestrante e consultor. Tem sólida experiência em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.
Colunista Semanal do Blog www.administrandohoje.blogspot.com.br