

Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), designam o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo, no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública).
Administrar como processo significa planejar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e/ou tarefas, tendo como objetivo maior produtividade, lucratividade e bem-estar dos colaboradores (tema atual). Para se chegar a isto, o administrador deve avaliar os objetivos organizacionais e desenvolver as estratégias necessárias para alcançá-los.
Focando a Teoria Geral de Administração/TGA podemos estabelecer 05 pilares importantes a serem considerados:
É possível considerar que a Administração constitui uma importante atividade em nossa sociedade pluralista que se baseia no esforço corporativo do homem, por meio das Organizações.
A tarefa básica da Administração é fazer as coisas por intermédio das pessoas e dos recursos, com melhores resultados. Em toda a organização humana busca-se o alcance de determinados objetivos, com eficiência e eficácia. Assim sendo, a Administração dirige o esforço dos grupos organizados.
O conteúdo da Administração varia conforme a teoria observada e considerada para o estudo, ou seja, na Administração:
Numa visão panorâmica observamos que o objeto da Administração é a atividade fabril, depois se estendeu ás empresas industriais e, a toda a organização humana, passando a envolver o intercâmbio entre as organizações e seus ambientes.
A Administração na Sociedade Moderna tornou-se vital e indispensável, pois ela representa os pilares de/para resultados. Em uma sociedade de organizações, na qual a complexidade e a interdependência das organizações constituem o aspecto crucial, a Administração é o fator-chave para a melhoria da qualidade de vida e solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade de hoje.
Influência dos filósofos
Com Sócrates vimos que administrar é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
Já Platão preocupou-se com os negócios públicos e com a forma democrática de governo.(Diálogo "Leis" por exemplo).
Aristóteles em seu livro “Política” distinguia três formas de administração pública:
O administrador é aquele profissional que planeja, organiza, coordena e controla as atividades, processos e os recursos (humanos, tecnológicos, financeiros, materiais e outros) das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas, e consequentemente, da sociedade em geral.
Comemora-se na data de 09 de setembro o dia desses profissionais, que possuem uma importância incrível na sociedade. Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento das organizações, assim, os outros profissionais não iriam ter oportunidades de emprego, sem contar o caos social que se instalaria na sociedade sob essas condições.
Nós Administradores somos responsáveis diretos nos quesitos desenvolvimento profissional do ser-humano, pela quebra de paradigmas, pelos milhões de empregos gerados no país, pela melhoria da condição da qualidade tanto no trabalho como na vida de nossos colaboradores dentre tantas coisas, somos agentes de mudança. Somos nós que dignificamos o país quando mostramos o grau de competitividade das nossas empresas no exterior e nos tornamos uma nação melhor e mais justa.
Os primeiros administradores ao longo da história foram os gerentes das companhias de navegação inglesas, em meados do século XVII. A escolha da data para ser o dia do administrador se deu pelo fato de que nesse dia, em 1965, foi assinada a lei que criou, oficialmente, a profissão de Administrador no Brasil. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº. 65/68, de 09/12/68.