28 setembro 2009

Um pouco sobre a vida de Adam Smith


Adam Smith é um dos filósofos do chamado "Iluminismo Escocês", que teve centro na universidade de Glasgow.Conhecido por sua obra principal, An Inquiry Into the Nature and Causes of the Wealth of Nations (Uma Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações), de 1776, Adam Smith foi na verdade um filósofo social, não um economista.
Quer mais sobre Adam Smith? Então, mãos a obra, baixe uma apostila,é só clicar no link abaixo.


Administração e o seu significado

Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), designam o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo, no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública).

Administrar como processo significa planejar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e/ou tarefas, tendo como objetivo maior produtividade, lucratividade e bem-estar dos colaboradores (tema atual). Para se chegar a isto, o administrador deve avaliar os objetivos organizacionais e desenvolver as estratégias necessárias para alcançá-los.

Focando a Teoria Geral de Administração/TGA podemos estabelecer 05 pilares importantes a serem considerados:

  • Tarefas;
  • Estrutura;
  • Pessoas;
  • Tecnologia;
  • Ambiente.

É possível considerar que a Administração constitui uma importante atividade em nossa sociedade pluralista que se baseia no esforço corporativo do homem, por meio das Organizações.

A tarefa básica da Administração é fazer as coisas por intermédio das pessoas e dos recursos, com melhores resultados. Em toda a organização humana busca-se o alcance de determinados objetivos, com eficiência e eficácia. Assim sendo, a Administração dirige o esforço dos grupos organizados.

O conteúdo da Administração varia conforme a teoria observada e considerada para o estudo, ou seja, na Administração:

  • Científicos eram considerados, os métodos e processos de trabalho de cada operário;
  • Teoria Científica-a administração envolve previsão, organização, direção, coordenação e controle do trabalho realizado em toda a organização;
  • Teoria das Relações Humanas – a administração deve buscar os melhores resultados, por meio de condições que permitam a integração das pessoas nos grupos sociais, como também, à satisfação das suas necessidades individuais.

Numa visão panorâmica observamos que o objeto da Administração é a atividade fabril, depois se estendeu ás empresas industriais e, a toda a organização humana, passando a envolver o intercâmbio entre as organizações e seus ambientes.

A Administração na Sociedade Moderna tornou-se vital e indispensável, pois ela representa os pilares de/para resultados. Em uma sociedade de organizações, na qual a complexidade e a interdependência das organizações constituem o aspecto crucial, a Administração é o fator-chave para a melhoria da qualidade de vida e solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade de hoje.

As influências dos filósofos na Administração

Influência dos filósofos

Com Sócrates vimos que administrar é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
Platão preocupou-se com os negócios públicos e com a forma democrática de governo.(Diálogo "Leis" por exemplo).
Aristóteles em seu livro “Política” distinguia três formas de administração pública:

  1. Monarquia – governo de um só;
  2. Aristocracia – governo de uma elite;
  3. Democracia – governo do povo.
O filósofo, físico e matemático René Descartes em sua obra mais conhecida “O discurso do Método” descreveu o método cartesiano cujos princípios são:
  • Princípio da Dúvida Sistemática ou Evidência – não aceitar como verdadeira coisa alguma, enquanto não souber com evidência aquilo que realmente é verdade;
  • Princípio da Síntese de Composição – conduzir ordenadamente nossos pensamentos, iniciando pelos assuntos mais fáceis para caminharmos gradualmente aos mais difíceis;
  • Princípio da Analise e da Decomposição – dividir cada problema em tantas partes quanto possível e resolvê-los cada um separadamente;
  • Princípio da Enumeração ou Verificação – fazer recontagem, verificações, revisões gerais para ter certeza de que não foi omitido ou deixado de lado.


O Administrador de Empresas e a sua importância

O administrador é aquele profissional que planeja, organiza, coordena e controla as atividades, processos e os recursos (humanos, tecnológicos, financeiros, materiais e outros) das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas, e consequentemente, da sociedade em geral.

Comemora-se na data de 09 de setembro o dia desses profissionais, que possuem uma importância incrível na sociedade. Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento das organizações, assim, os outros profissionais não iriam ter oportunidades de emprego, sem contar o caos social que se instalaria na sociedade sob essas condições.

Nós Administradores somos responsáveis diretos nos quesitos desenvolvimento profissional do ser-humano, pela quebra de paradigmas, pelos milhões de empregos gerados no país, pela melhoria da condição da qualidade tanto no trabalho como na vida de nossos colaboradores dentre tantas coisas, somos agentes de mudança. Somos nós que dignificamos o país quando mostramos o grau de competitividade das nossas empresas no exterior e nos tornamos uma nação melhor e mais justa.

Os primeiros administradores ao longo da história foram os gerentes das companhias de navegação inglesas, em meados do século XVII. A escolha da data para ser o dia do administrador se deu pelo fato de que nesse dia, em 1965, foi assinada a lei que criou, oficialmente, a profissão de Administrador no Brasil. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº. 65/68, de 09/12/68.

Frase do dia


"As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada." (Philip Kotler*)


* Philip Kotler (Chicago 27 de maio de 1931) é um professor universitário estadunidense.
Ele obteve seu mestrado na Universidade de Chicago e seu PhD no MIT, ambos em economia. Ele fez pós-doutorado em matemática em Harvard e em ciências comportamentais na Universidade de Chicago. Foi selecionado em 2005 como o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times (atrás de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker) e foi considerado pelo Management Centre Europe "o maior dos especialistas na prática do marketing." Em 2008, o Wall Street Journal o listou como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios. Kotler já prestou consultoria a grandes empresas, inclusive IBM, Michelin, Bank of America,Merck, General Electric, Honeywell e Motorola - nas áreas de estratégia de marketing, planejamento e organização e marketing internacional.Ele apresenta seminários em vários grandes centros ao redor do mundo sobre os últimos desenvolvimentos do marketing.