03 junho 2013

O que é Assistencialismo.



*Marcelo Santiago
O que é assistencialismo?  É a doutrina ou prática política que defende a assistência aos mais carenciados da sociedade. É uma doutrina baseada no conceito de assistência, obrigação que contraem os governos com seus cidadãos por meio de uma constituição pela qual se assinala o caráter de dignidade de todo ser humano sem distinções de tipo algum, e pela qual o governo há de assisti-los no que se refere à subsistência mínima básica como moradia, refeitórios públicos, cuidados sanitários. Eis o conceito doutrinário da palavra assistencialismo, que não tem nada haver com o que o Governo do PT vem usando durante os anos que está no governo. No entanto, o que tem OCORRIDO DE FATO é que essa politica assistencialista tem virado uma PRÁTICA POLÍTICA POPULISTA, aonde o governo não auxilia temporariamente, mas COMPRA OS VOTOS dos eleitores em troca de uma "mesada", fazendo com que ao invés de crescer, o indivíduo se ESTAGNE na situação de pobreza.

E o que realmente precisamos é de políticas públicas que valorizem o crescimento e desenvolvimento nacional. A fim de gerar emprego e desenvolvimento dessas pessoas que deveriam está temporariamente sendo assistidas por verdadeiras Políticas Assistencialistas.

Para que o Governo aplique o que a Constituição Federal de 1988 invoca no seu artigo 5, que tem como princípio absoluto a Dignidade da Pessoa Humana, Precisamos que as reformas Política, Previdenciária e Tributária realmente saiam do papel, reformas essas que foram promessa do Governo do PT e grande marketing da campanha do ex presidente LULA. Bem, o que podemos verificar a parti de dados reais é que as reformas não saíram do papel, a carga tributária é uma das mais altas do mundo, impedindo assim o desenvolvimento de empresas transnacionais, multinacionais e os pequenos e micro empresários. No ano de 1994 a dívida externa era 30% do nosso PIB e no ano de 2012 essa dívida fechou em 41,1% do nosso PIB(Produto Interno Bruto), mas os Brasileiros rezam em alto tom que o governo Lula, O Populista, pagou nossa dívida externa e o Governo “arrota isso nos quatro cantos do país”. 

Nesse último final de semana, vimos em todos os noticiários uma corrida desenfreada de milhares de pessoas a Caixa Econômica, motivadas pelo boato que era último dia para sacar o bolsa família. Percebe-se nas imagens que são pessoas que fazem parte população economicamente ativa(PEA). O que precisamos são de políticas de reentradas dessa população ao mercado, como? Primeiro um Cadastro nacional dessa população que não está ocupada e um estudo das necessidades e demandas de cada região do nosso país, e parte desse levantamento implantar cursos em parcerias com Senai,  Universidades Federais, a fim de capacitar essas pessoas para que possam entrar no mercado. Pois o que percebemos em alguns estudos é que a demanda existe, porém reprimida por falta de capacitação. Mas nosso Governo prefere dá mesada e garantir votos para eleições futuras, até quando iremos viver nessa DITADURA DEMOCRÁTICA que só interessam a uma pequena parte da população em detrimento as reais necessidades da sociedade? Precisamos cobrar de qualquer sigla que esteja no poder fazer o que realmente é necessário para o desenvolvimento do país e a diminuição  da desigualdade social.
* Marcelo Santiago tem 34 anos, é Economista pela Universidade estadual de Santa Cruz - UESC. MBA em Controladoria pela Faculdade Internacional de Curitiba - Facinter. Professor de Economia/Controladoria e Mercado de Capitais. Sólida experiência em Gestão de Planejamento Estratégico e Planejamento Orçamentário. 
As opiniões expressas neste documento são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição oficial do Blog Administrando Hoje.