25 fevereiro 2013

Ah...Problemas eu te adoro!


Vou escrever agora de um assunto desconfortável, incômodo e bastante amedrontador. PROBLEMA é o nome dele, também conhecido como "abacaxi", "pepino" "aperto" "adversidade" etc, mas fiquem calmos, ele não sairá da tela do seu computador e se instalará em sua sala, para sua sorte.
Eu particularmente costumo trocar de nome, ao invés de citá-lo digo "Ei pessoal, temos uma situação que necessita ser resolvida", e funciona pois meu cérebro interpreta de forma positiva a palavra.

Forçe um pouco a memória, e retorne à época da escola e dos exercícios chamados problemas matemáticos, recorda-se? Pois é, desde aquele tempo já convivíamos com o desafio de resolvê-los, e foi nessa oportunidade que nos apresentamos a ele e até os dias atuais não conseguimos nos desvencilhar, e o que é pior, todos os dias ele muda de rosto, de aspecto e de característica e até de nome como vimos acima e o pior, eles se multiplicam!! Mas aqui entre nós, vou dizer apenas para você leitor desse blog, qual o grande segredo disso tudo, o segredo de como resolver todas as "situações" emergenciais sem muito desgaste ou traumas, preparado? Então vamos lá!
  1. Primeira coisa a saber, é que esse não será o seu último a resolver, ok? Outros virão, felizmente!
  2. Encare cada desafio com otimismo e muita confiança, acredite, confie que pode resolvê-lo, depois disso aja, aja para dar certo;
  3. Tenha a certeza de que você aprenderá com essa "situação", ganhando resistência e experiência, tendo a oportunidade de seguir avançando profissionalmente, observe o quanto é interessante, quando se deparar novamente com a mesma situação, você a verá com olhos mais otimistas e mais seguro de si, não é mesmo?
  4. Analise a "situação" com uma visão macro, ou seja no todo, porém resolva-a aos poucos, repartindo-a para enfraquecê-la (essa teoria é de Descartes!);
  5. Ao particionar a "situação", estude detalhadamente cada passo que dará, utilize os conhecimentos necessários (negociais, matemáticos, financeiros, pessoais e etc) e crie um plano para ação;
  6. Faça um balanço do que aprendeu no tempo que procurava a solução;
  7. Socialize a solução encontrada, divulgue aos seus colegas de trabalho afim de que quando ocorrer a mesma "situação", eles já possuam um norte para se guiarem em busca da solução.
Pesquisas comprovam que profissional habilitado a resolver as "situações" é o mais procurado no mercado, com as melhores remunerações portanto não tenha medo de desafio, afinal como canta a música do Titãs: Problema todo mundo tem - Quem não tem problema não é ninguém.