21 março 2013

A importância de conhecer o CLIENTE

Conhecer o cliente é conhecer a forma como ele se comunica.

Um vendedor da Coca-Cola volta de uma temporada no Egito e conversa com um amigo sobre a dificuldade que teve por lá.
- Por que você não teve sucesso com os egípcios?
- Quando fui designado para o Oriente Médio, estava confiante de que conseguiria vender muito bem nas áreas desérticas.

Mas havia um problema, eu não sabia falar árabe.
Então, pensei em criar uma sequência de três cartazes para transmitir a minha mensagem de venda:



No primeiro cartaz, um homem caído no deserto, totalmente exausto e morto de sede.
No segundo, o homem bebendo uma Coca-Cola.
No terceiro, o nosso mesmo homem completamente recuperado.
"Não tem como não dar certo", pensei, e espalhei os cartazes por todo o Cairo.
- Demais! Eu mesmo não teria pensado em algo tão bom assim! Foi um sucesso, não foi?
- Pois é, pena que eu não sabia que os árabes leem da direita para a esquerda!