11 abril 2017

DESABAFOS OU DESAFIOS DE UM GESTOR

Eis-me aqui mais uma vez tentando conversar com vocês sobre a Gestão. Particularmente hoje estou sem inspiração. Essa profissão que escolhi tem tantas nuances, tantos desafios que se não tivermos foco nem saberíamos o que fazer.

Dentre os nossos desafios está a leitura constante de cenários onde precisamos nos antever aos fatos analisando tendências. Quando afirmo sobre essa necessidade ressalto sobre a importância de estarmos atento a tudo que nos cerca. Essas tendências podem estar implícitas em uma conversa na mesa do bar, na saída do curso ou na porta da igreja.

Cabe a nós gestores ficarmos atentos, afinal de contas Deus nos deu dois ouvidos e dois olhos, então é necessário observar e analisar antes da tomada de decisão. E olha que decidir não é fácil. Imaginem quantas pessoas serão afetadas com nossas decisões. Se levarmos em conta a quantidade de pessoas que dependem de nós. Colegas, colaboradores, funcionários, fornecedores e suas respectivas famílias dependendo das nossas decisões. Se tudo der errado estaremos falidos, muitas famílias desempregadas, muitos fornecedores sem ter a quem vender seus produtos.

E como é difícil decidir. Decidir sobre contratar, sobre demitir, mudar de setor, reenquadrar, verificar se está valendo a penas manter aquele colaborador talentoso, mas desmotivado. Sem falar na quantidade de decisões operacionais que fazem parte da nossa rotina diária de trabalho.

Meu povo. Gerir não é fácil, é preciso que estejamos apoiados em ferramentas operacionais, planos estratégicos, pessoas engajadas, máquinas e equipamentos alinhado e TI a nosso favor. Empresa comprometida com os colaboradores, respeitando a diversidade de personalidade e de talentos.

No papel e na teoria fica tudo tão fácil. Mas no dia-a-dia é necessário muito trabalho, dedicação e engajamento. Até o próprio gestor precisa tomar cuidado com o seu engajamento. E verificar até que ponto ele está entregando em alto padrão e sendo exemplo para seus liderados.

Então, como gestores temos desafios de todas as ordens (mercado, finanças, comunicação, logística, pessoas, comércio, clientes). Ufa! Cansei, aliás cansei não. Gosto tanto do que faço, que encaro todas essas decisões como sendo o meu desafio diário.
Procura fazer as minha entregas com o maior prazer e sorriso no rosto. Afinal de contas é preciso manter o bom clima organizacional. Manter a moral da tropa elevada. Ser gestor prescinde uma boa dose de resiliência e paciência. Mas, também necessita de ação. É preciso muitas vezes estarmos à frente das ações, ensinando ao nossos colegas e colaboradores como gostaríamos que o trabalho fosse realizado.

Ufa! Cansei de novo! Olho para trás e penso em tudo que realizei e em tudo que tenho ainda para realizar, nos sonhos que ajudei a atingir, nas pessoas que toquei com minhas decisões, nos profissionais que ajudei a desenvolver, nas metas que entreguei. E vamos em frente! Tenho muito mais a fazer!

Sigam-me os bons e vamos juntos sonhar o mundo da gestão!


Uma boa semana a todos e muita felicidade nos nossos corações!


Luciano Dias – 41 anos, administrador, mestre em Cultura e Turismo pela UESC, coordenador dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Logística e Redes de Computadores. Docente de diversas especializações atuando com temas de Gestão de Pessoas, Liderança, Estratégia Empresarial, Logística e Docência Superior.