27 setembro 2009

A competências duráveis do Administrador

Para um administrador obter sucesso, além de disciplina e habilidades, deve possuir as três competências duráveis:
  1. Conhecimento - O acesso a informação, viver experiências, ler sempre, reciclar e ter uma rede de relacionamento significável são preceitos básicos, é importante também o acervo de informações, conceitos, idéias, experiências, aprendizagens que o administrador possui a respeito de sua especialidade. O conhecimento se transforma a cada instante em função da mudança e da inovação que ocorre com uma intensidade cada vez maior, o profissional precisa atualizar-se constantemente. Isso significa aprender a aprender, a ler, a ter contato com outras pessoas e profissionais e, sobretudo, reciclar-se continuamente para não se tornar obsoleto e ultrapassado em seus conceitos. O ideal é que o conhecimento seja socializado e esteja disponível para toda a organização. O conhecimento é necessário e fundamental, mas não é suficiente para o sucesso profissional. Ele precisa ser adicionado a duas outras competências duráveis: a perspectiva e a atitude.
  2. Perspectiva - É basicamente transformar a teoria em prática, é visualizar as oportunidades que nem sempre são percebidas pelas pessoas comuns e transformá-las em novos produtos, serviços ou ações pessoais, é inovar, criar, colocar o conhecimento em ação. A perspectiva é a condição pessoal que torna o administrador capaz de diagnosticar situações e propor soluções criativas e inovadoras. É a perspectiva que dá autonomia e independência ao administrador. Contudo, o  conhecimento e a perspectiva são fundamentais , mas carecem de uma terceira competência durável: a atitude.
  3. Atitude - Ter um estilo pessoal, fazer as coisas acontecerem, empreender e possuir impulso e determinação. É o comportamento pessoal do administrador frente às situações com que se depara no seu trabalho. Representa o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, de motivar, de comunicar e de levar as coisas para a frente. Envolve o impulso e a determinação de inovar e a convicção de melhorar continuamente, o espírito empreendedor, o inconformismo com a situação atual e, sobretudo, a facilidade de trabalhar com outras pessoas. É essa competência durável que transforma o administrador em um agente de mudança nas empresas e organizações e não simplesmente um agente de conservação. Essas três competências duráveis constituem a santíssima trindade que conduz o administrador ao sucesso nas suas atividades.

Um comentário: