17 março 2010

Sucessão na empresa familiar.

Segundo dados do SEBRAE as empresas familiares tradicionais representam em média 85% do mercado empresarial, são elas que mais empregam, geram, distribuem e acumulam riqueza. Mas nem tudo são flores para esse tipo de negócio, os jogos de poder bem como o controle contábil irreal e problemas com sucessão fazem com que o sucesso desse tipo de empresa seja colocado em risco.
Dados revelam que apenas 3 de 10 empresas, sobrevivem ao processo sucessório de 3ª geração e dessas 3 apenas 1 segue a risca o processo sucessório, a sobrevivência dessa empresa se dá porque a mesma possui visão de futuro, administra bem os conflitos, procura descentralizar o poder, sabe da importância da participação da família no processo e aposenta bem o fundador.
A sucessão deve ser planejada, não deve-se contar com a sorte ou a falta dela - em caso de morte súbita do fundador - é um processo que deve contemplar alguns métodos, regras e atitudes pró-ativas para a obtenção de sucesso, dentre elas podemos citar algumas dicas pelo ponto de vista do fundador e do sucessor.
Do ponto de vista do Fundador:
  • Não forçar o trabalho do sucessor e sim fazer com que ele opte por isso;
  • Definir claramente as regras e os valores procurando motivar, incentivar e principalmente inspirar;
  • Mostrar a importância da empresa na manutenção da família;
  • Procurar apaziguar os não sucessores e mostrar o motivo pelo qual a escolha fora feita;
  • Ter uma visão de futuro e explicar como ele gostaria que a empresa estivesse dentro de alguns anos;
  • Assumir claramente a escolha e apoiar sucessor durante o processo;
  • Não abandonar a gestão enquanto esse processo estiver sendo implantado, ou seja, acompanhar e orientar.
Do Ponto de vista do Sucessor:
  • Procurar sempre a inovação como forma de modernização tanto da gestão como os processos;
  • Manter o que está correto e estudar melhorias em processos desgastantes;
  • Otimizar, melhorar e procurar mercados de expansão;
  • Ser agregador e respeitar a memória do fundador;
  • Identificar novas oportunidades;
  • Manter os valores da organização.

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