26 fevereiro 2013

Sobre a Tecnologia de Informação.


Todos nós sabemos atualmente o importante papel da Tecnologia da Informação no dia a dia corporativo, porém durante décadas a T.I foi considerada apenas como uma atividade meio no mundo empresarial servindo apenas como suporte à organização (automatizando tarefas e reduzindo a interferência humana) gerando custos e sem trazer nenhuma rentabilidade ou retorno financeiro aos negócios.

A realidade atual como disse anteriormente é outra, o seu uso foi multiplicado, produzindo e gerando valor ao negócio das organizações, eliminando as barreiras de comunicação e auxiliando na otimização das atividades, assumindo de fato um papel relevante no mundo corporativo, participando até como grande fornecedor das informações em processos decisórios, porém fica óbvio que não basta apenas implementar os recursos de T.I na organização e esperar os lucros, a T.I não é por si só capaz de alavancar o caixa empresarial, nem tão pouco a carteira de clientes, nem impor segurança ao sistema, tem-se que planejar isso muito bem, integrando-a com a estratégia empresarial, e alinhando-a com os objetivos organizacionais dessa forma a T.I habilita a organização a obter vantagens com a sua gestão adequada.

Segundo o COBIT* os recursos de T.I podem ser definidos como se seguem:
  • Aplicativos -  São os sistemas automatizados para usuários e os procedimentos manuais que processam as informações;
  • Informações - São os dados em todas as suas formas, a entrada, o processamento e a saída fornecida pelo sistema de informação em qualquer formato a ser utilizado pelos negócios;
  • Infraestrutura - Refere-se à tecnologia e aos recursos (ou seja, hardware, sistemas operacionais, sistemas de gerenciamento de bases de dados, redes, multimídia e os ambientes que abrigam e dão suporte a eles) que possibilitam o processamento dos aplicativos.
  • Pessoas - São os funcionários requeridos para planejar, organizar, adquirir, implementar, entregar, suportar, monitorar e avaliar os sistemas de informação e serviços. Eles podem ser  internos, terceirizados ou contratados, conforme necessário.
Como podemos perceber o professor norte-americano James O’Brien estava certo desde 2001, quando dizia que "a T.I está redefinindo os conceitos e fundamentos dos negócios, do atendimento ao cliente passando por operações, estratégias de produto e de marketing e distribuição criando dependência parcial ou às vezes até total, dos sistemas de informação. A tecnologia da informação e seus custos passaram a fazer parte integrante da rotina das empresas.". É com a análise detalhada das informações de T.I que as grandes empresas desenvolvem produtos mais competitivos, que ganha-se cada vez mais clientes customizando-os, a T.I proporciona a interação entre todos os setores da empresa (comercial, contábil, financeiro, R.H, marketing, etc) ajudando a comunicação interna através de recursos conhecidos como Intranet/Extranet/Internet e é o seu uso adequado que fornece a organização força de competição num mundo globalizado, no qual o nosso concorrente e/ou cliente não está (ão) ali na esquina mas também em outro continente.


*COBIT, do inglês, Control Objectives for Information and related Technology, é um guia de boas práticas, dirigido para a gestão de T.I. e possui uma série de recursos que podem servir como um modelo de referência para gestão da Tecnologia de Informação.


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