08 março 2013

Cooperativas



Muitos alunos e interessados me perguntam o que é, para que serve e quais as vantagens de uma cooperativa, seja de crédito, de trabalho ou social. Primeiramente vamos conceituar cooperativa:
  • Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, que conta com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
Você deve está se perguntando, “Como assim sem fins lucrativos?” “Então para que serve no mundo empresarial?”. Calma, eu explico:

Bom, olha que temos aí um paradigma a ser rompido e compreendido, pois saiba que nem todas as empresas nascem para obter lucros e muitas delas são criadas para a obtenção de vantagens competitivas, que é o caso do nosso estudo de hoje.

Quero apenas lembrar que a cooperação e a união fazem parte da natureza do ser humano e não era por acaso que nossos antepassados procuravam associar-se para a obtenção de fogo, proteção, alimentos e outros recursos importantes para sua sobrevivência, a união era uma necessidade vital, o homem tinha a noção exata de que dificilmente conseguiria viver só e sobreviver. Após essa breve lembrança, entra em cena o cooperativismo que nada mais é do que a ferramenta pela qual a sociedade se organiza, ele representa uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente e é gerida de forma democrática e participativa com objetivos econômicos e sociais comuns, tendo inclusive uma lei para disciplinar e regular a sua existência jurídica. A cooperativa então torna-se um meio para que um grupo de pessoas atinja objetivos específicos por meio de um acordo voluntário para cooperação recíproca devidamente legalizado (Lei 5.764/71).

Um ponto importante a ser analisado, é o de que muitas pessoas confundem cooperativa com associação, isso se deve ao fato de ambas serem empresas organizadas por um número plural de sócios (cooperados ou associados), porém as diferenças entre ambas é grande, a primeira é quanto ao caráter da cooperativa que é essencialmente econômico, visando colocar os produtos e serviços de seus cooperados no mercado em condições mais vantajosas, sendo entendida dessa forma como uma “empresa” que presta serviços aos seus cooperados já a associação serve para desenvolver diferentes atividades de cunho cultural, político, esportivo, social, entre outros, sem nenhum caráter econômico. Outro exemplo dessa diferença é que à Associação é vetada a emissão de nota fiscal enquanto na Cooperativa, por seu uma entidade com objetivo econômico, isso é permitido, analisando a questão burocrática no que tange o registro, a Associação pode ser registrada em cartório com duas ou mais pessoas, enquanto uma Cooperativa necessita de registro na Junta Comercial, tornando como base a existência mínima de 20 pessoas para a validação do processo.



As cooperativas estão presentes hoje em todos os tipos de atividade econômica, contudo, podemos afirmar que nos últimos anos o cooperativismo brasileiro se desenvolveu significativamente em três setores, são as cooperativas de trabalho, as de crédito e as de agricultores familiares.

Nas cooperativas de trabalho, os trabalhadores se reúnem para, coletivamente, produzirem um bem ou prestarem um serviço. Esse tipo de cooperativa cresceu bastante e possui uma diversidade de atividade grande, como por exemplo, uma indústria, uma cooperativa de limpeza passando pela agroindústria e até mesmo profissionais de informática e técnicos em geral.

No setor financeiro, as cooperativas estão em primeiro lugar no quesito custo-benefício na hora de contratação dos serviços bancários o motivo são as taxas atraentes e concessão de créditos a juros menores do que os praticados no mercado. 

Nas cooperativas de agricultores familiares, os cooperados se unem para comprar insumos e vender coletivamente a sua produção. Neste caso, a produção se dá na unidade familiar, mas, na hora de baixar os custos dos insumos e ganhar escala na venda da produção, os agricultores se agrupam e realizam coletivamente e democraticamente estas operações, trazendo benefícios a todos os envolvidos, porém os tipos de cooperativas não param por aí, tem-se também as cooperativas habitacionais, as de saúde etc…

Nenhum comentário:

Postar um comentário