08 abril 2013

A mudança e o pôr-do-sol.



Fim de tarde com mais um pôr-do-sol sem nuvens. Mais um dia se encerra, Graças à Deus.
Numa mesa de um restaurante, estávamos eu e uma amiga desesperançosa com o trabalho e desiludida com a Vida. Queixava-se de que sua mudança de trabalho tinha afetado a sua Vida profissional e que a solidão tinha tomado conta da sua Vida. Sem amores, sem família aqui e sem algo que a realizasse profissionalmente, desde a quinta-feira tomava remédios para conter a tristeza profunda que lhe acometia.

A escutei com os bons ouvidos e a olhei com bons olhos. Ela precisava disso. Em seu olhar estava nítida a busca exterior por algo que estava (como está) dentro dela. 

Uma peculiaridade interessante de nós, seres humanos, é a incrível capacidade que temos em atribuir ao exterior a responsabilidade pela bagunça de nossa casa interior. Fatos e circunstâncias funcionam (ou tentam funcionar) para muitos como justificativas de um desencontro cuja resposta está dentro de nós.
Enquanto falava, via no seu olhar um pedido de ajuda e, quando encerrou, passei a falar o que achava. E querem saber o que eu continuo achando ?

Continuo achando que fazemos escolhas, mas nem sempre percebemos que somos fortes para suportar as consequências e que é preferível a auto-vitimização como forma de gerar no outro uma piedade além da necessária; continuo achando que a Fé remove montanhas e que podemos superar obstáculos tidos como intransponíveis. Continuo achando que podemos fazer um amanhã diferente se nos conscientizarmos que não há Vida se não houver desafios. Acredito que não há esforço em vão e que a ação é o reflexo do pensamento. Continuo achando que podemos desenvolver nossas virtudes a ponto de fazer da adversidade nossa maior aliada; continuo achando que viver lutando por ideais é a demonstração cabal de Esperança em dias melhores. E acredito que eu e você somos responsáveis por isso.

Somos responsáveis por nossos pensamentos, atos e escolhas e que todos eles nos levam ao caminho da aprendizagem da Vida. Por isso pense positivo, lute com coragem, mude sua Vida com dedicação. Somos responsáveis pelo preparo do alicerce que sustenta nossa Vida e que mais vale semear o Amor do que a discórdia, o Perdão ao rancor, a Alegria do que a tristeza. Somos responsáveis por encontrar a beleza que existe num pôr-de-sol como também por proporcionar a leveza numa tormenta. Eu e você somos responsáveis por isso e muito mais. 

Constantemente a Vida nos convida a atuarmos com Sabedoria. Escutar sem retrucar, falar silenciando, pensar mentalizando. Perceber e refletir sobre o que nos circunda é fundamental para uma mudança profunda de comportamento, que começa em pequenas atitudes e que podem virar grandes gestos. Por isso, mantenha seus pensamentos positivos pois eles tornam-se suas palavras; mantenha palavras positivas pois elas tornam-se suas atitudes; mantenha suas atitudes positivas pois elas tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, pois eles tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, pois eles tornam-se seu destino. A hora é agora e o momento é já.

Por que estou dizendo isso? Porque o pôr-do-sol terá o mesmo sentido se você não mudar !

Boa semana !

(*) Luís Fernando Brito de Assis é Advogado com atuação na esfera Cível e Trabalhista, Professor Universitário e Especialista em Direito Público e Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola da Magistratura Trabalhista da 5ª Região e Doutorando em Bioética pela Universidad Del Museo Social Argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário