10 maio 2017

Empoderamento ou Empowerment – uma possibilidade para motivar times apáticos


Anos atrás, quando ainda era estudante do curso de Administração me deparei com um termo que muito me chamou a atenção o Empowerment, que nada mais é do que delegação de autoridade e poder baseado em nas orientações da liderança. O Empowerment é uma poderosa ferramenta de gestão que visa a distribuição de poder dentre os membros da equipe, tornando-os empoderados e confiantes. O que é fundamental na busca por profissionais de alta performance.

E então eu me pergunto:

“Existe coisa mais gostosa do que o desafio? ”

“Existe sensação profissional melhor do que se sentir empoderado?”

Vejam por exemplo a autoestima dos super-heróis. E observem o nível de performance deles, mesmo sabendo que tem limitações, eles confiam no que sabem desenvolver e não desistem diante dos desafios.

Profissionais empoderados tendem a ter o mesmo comportamento, vibrando com a consecução dos objetivos organizacionais e fazendo com que suas equipes se sintam participantes dessas vitórias.

O empoderamento como ferramenta de motivação para times apáticos, fomenta e estimula a equipe na apropriação dos objetivos organizacionais, unidos na busca por um sonho em comum “O SUCESSO”.

Times apáticos surgem de gestores que não conseguem enxergar o real propósito de seus liderados dentro das suas equipes. Líderes que não conhecem seus colaboradores, não sabem de suas capacidades e vontades, às vezes até sabem, mas não tem a habilidade de movimentá-los, também precisam ser empoderados.

Nos últimos anos temos visto o termo empoderamento sendo muito bem utilizado pelos movimentos feministas ou femininos, mas traçando um paralelo a essa utilização, no mundo corporativo é preciso utilizar a base desse empoderamento feminino como base para o empoderamento profissional, fazendo com que nós, saibamos nos empoderar e vencer os nossos próprios limites e superando os desafios e metas diárias que nos são traçadas.

Se você gestor percebe que seu time está apático, morno sem graça, sem gana, sem vibração, use EMPOWERMENT nele, desafie-o, mostre que ele é capaz de muito mais.
Mostre a ele que muitas vezes o caminho para o sucesso nem sempre é aquele que ele traçou, ou esperava, e que ele pode empoderarse de suas limitações e ir além do sonho.

O Empoderamento Profissional faz isso conosco, nos mostra que podemos ir muito além de nossos sonhos aprendendo como nossos erros e participando da gestão das empresas em que fazemos parte.

Entretanto, para a utilização dessa ferramenta é preciso de uma cultura de gestão participativa, escutando todos os lados envolvidos e dando-lhes informações para que os membros da equipe possam tomar decisões efetivas que serão implementadas. E algumas dessas equipes outrora apáticas tornem-se pujantes e vibrantes, visto que nada melhor do que termos um ser empoderado em nossas equipes.


Luciano Dias – 41 anos, administrador, mestre em Cultura e Turismo pela UESC, coordenador dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Logística e Redes de Computadores. Docente de diversas especializações atuando com temas de Gestão de Pessoas, Liderança, Estratégia Empresarial, Logística e Docência Superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário