15 março 2010

Dia do consumidor

Hoje, 15 de março, é o dia do consumidor.
As empresas de varejo movimentam os diversos setores econômicos e são responsáveis por mais de 80% de toda a mão de obra empregada no país. Movimentam a indústria, que compra matéria prima, que emprega e vende seus produtos para distribuidores que vendem para representantes e que param na mão de lojas que vendem para os consumidores, gerando impostos que deveriam (sic) ser usados em benefícios de todos. Todos consumimos, esse é o dia de todos nós.
Quando fala-se em produtos, não podemos esquecer do Marketing e suas ferramentas que influenciam diretamente no aumento/diminuição do consumo e no faturamento das empresas.
O Marketing identifica uma necessidade e cria a oportunidade buscando entregar valor para o cliente/consumidor, não deixando de fora a administração da relação entre a empresa/produto com o consumidor, que hoje se torna uma ferramenta poderosíssima para a busca da fidlização do cliente.
Acho engraçado quando algumas empresas gastam milhares de reais com propaganda, mídia, exposição de sua imagem e de seus produtos e se esquecem do fundamental: o Atendimento ao Cliente.
Nós empresários e Administradores, temos que ter em mente o tempo todo que uma relação duradoura não está somente em vender algo que o cliente deseje ou necessite, mas prestar um serviço de cuidados com o cliente, realmente nos preocupar com o uso do cliente com a mercadoria, não pensar unicamente em aferir lucro ou em "tirar esse produto do estoque", deve ser mais do que isso, devemos pensar em satisfação e principalmente em passar confiança.
Fidelidade se consegue assim, com confiança, satisfação, atendimento e compromisso!
Não é à toa que o ditado "quem não dá assistência, abre concorrência" está tão em moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário