26 março 2013

Como se mede o resultado de uma empresa? O que isso tem a ver com a Reponsabilidade Social?




*Petrônio Hipólito
 


Caros leitores, vou escrever hoje sobre como as boas práticas de responsabilidade social servem para dar valor às empresas.

Hoje, a medição de resultados de uma empresa é um método sofisticado e que usa inúmeros parâmetros. Além dos números contábeis tradicionais vindos da análise de balanço e vários outros demonstrativos econômicos, outros indicadores de uma área que se convencionou chamar de sustentabilidade, auxiliam na indicação de fatores de desempenho empresarial nas áreas ambiental e social, formando, juntamente com a dimensão econômica, o que se chama em inglês de triple bottom line, o tripé da sustentabilidade que serve para medir o resultado das empresas em termos sociais, ambientais e econômicos.

As bolsas de valores são o mercado onde se compram e vendem as ações das empresas de capital aberto. As ações indicam o valor das empresas e sua negociação é reportada em publicações especializadas. Uma das empresas que publica, nos Estados Unidos, jornais financeiros com o valor de negociação das ações é uma editora chamada Dow Jones & Company. Uma das publicações denomina-se Dow Jones Sustainability Index ou Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Esse índice foi criado em 1999 e mede anualmente o desempenho de 2.500 indústrias que tem ações na Bolsa de Valores. É baseado na análise do desempenho econômico, ambiental e social dessas empresas, avaliando aspectos como governança corporativa, gerenciamento de risco, marcas, mitigação de mudanças climáticas, cadeia de suprimentos e práticas trabalhistas, além de aspectos específicos para determinados setores da indústria.

Após o DJSI, o segundo a ser lançado, em 2001, foi o FTSE4Good da Bolsa de Londres, e o terceiro, em 2003, foi o JSE, de Joanesburgo, África do Sul. No Brasil, a BM&FBOVESPA criou em 2005 o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o quarto do mundo, que tem a mesma função de ranquear as empresas que utilizam normas e padrões de sustentabilidade nos negócios.

A análise histórica desses vários índices mostra informações convergentes no sentido de comprovar ganhos financeiros superiores que as empresas ranqueadas apresentam frente ao grupo de controle. Além do ganho financeiro, as empresas que aderem voluntariamente às ações de sustentabilidade apresentam outros ganhos como vantagem competitiva, inovação, ganho reputacional e acesso ao conhecimento. São vantagens intangíveis ou não mensuráveis, mas que colocam as empresas com frequência na liderança de seus setores de atuação.

Boa semana a todos e até a próxima terça-feira.

(*) Petrônio Hipólito tem 54 anos, é engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP. Especializou-se em Gestão de Sustentabilidade e em Administração (CEAG) pela FGV. É palestrante e consultor. Tem sólida experiência em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.
Colunista Semanal do Blog www.administrandohoje.blogspot.com.br

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