11 abril 2013

A Vida do alto da varanda


*Luís Fernando Brito de Assis
Um dia inteiro de trabalho e estudo. Nos intervalos, uma água para refrescar o corpo e suavizar o calor da alma, uma olhada da varanda do apartamento, um passeio pelo mundo virtual.

Constantemente somos desafiados pela Vida a superar limit
es e vencer obstáculos. Somos instigados por ela a não enxergar o que as aparências demonstram, mas sim aquilo que realmente importa.

Nesses momentos de relaxamento, refletia no quanto o Ser Humano é virtuoso e capaz de transpor limites nunca antes imaginados. Nós, seres humanos, somos estimulados a usar de nossa tão preciosa inteligência - e refiro-me tanto a emocional quanto a cognitiva - nas situações problemas que nos são apresentadas pela Vida que sequer percebemos o quão virtuosos somos.

Entretanto, precisamos escolher esse caminho. Escolher, então ? Sim, escolher.

Escolher o caminho das virtudes que nos eleva à Deus significa trilhar pelo caminho do sucesso humano, que uma vez alcançado precisa - e deve - ser mantido com hábitos saudáveis reiterados. Praticar o bem, olhando a dor do outro com olhos de Compaixão e Misericórdia é o primeiro passo para que nos reconheçamos como Seres Humanos.

Hoje, após escrever sobre o tema de minha tese - Bioética, parei para descansar e entre idas e vindas na varanda do apartamento, senti a necessidade de compartilhar experiências com uma amiga muito especial. Além de uma grande incentivadora, ela é daquelas pessoas que buscam superar seus limites diariamente e, mesmo caindo aqui ou acolá, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Ou seja, para alguém como eu, que estuda a essência do Ser Humano, conversar com ela não é algo nada desagradável.

E foram os 20 minutos mais produtivos que tive. Passeamos pelo Universo de aspirações humanas, revelando anseios e frustrações mútuas, enxergando os fatos pelos pontos positivos e concluindo que, realmente, é preciso saber Viver na Fé e manter-se atento durante o caminho. Atento ao que lhe parece ser importante, mas que de fato não o é naquele momento. Atento aos anseios externos que reverberam nos pessoais, numa vã tentativa de conseguir algo que depende unicamente de Saber esperar o momento certo.

É preciso saber Viver, afinal. É preciso saber que omitir-se da Vida e permanecer imerso na zona de conforto em nada irá contribuir para a solução dos problemas. É preciso que cada um de nós entenda que não é apenas denunciando agressões, furtos, roubos ou tantos outros atos ilícitos, imorais e que atentem contra a Vida social que isso irá simplesmente sumir quando, de fato, não damos um bom dia ao nosso irmão ou ainda quando agredimos o outro desnecessariamente.

Sou daqueles que idealizam relações pois acredito na verdadeira essência do homem. Não disse que domar o instinto seja uma situação fácil, mas o oposto de difícil para mim é possível.

É possível que todos nós ajudemos a construir um mundo melhor, onde a injustiça e o egoísmo sejam afastados cada dia mais pelo Amor e pela cessão. É preciso que percebamos que, a cada vez mais, o mundo precisa de mais Amor, de mais Paz, de mais Seres Humanos capazes de superar todos os obstáculos e vencer seus próprios limites.

Por isso, sejamos a Paz que tanto almejamos, sejamos o Amor que tanto esperamos, sejamos a Misericórdia que tanto pedimos, a Compaixão que tanto aguardamos. Sejamos a Luz que tanto buscamos e a Alegria que tanto desejamos presente na nossa Vida. Ser isso é fácil. Basta escolher.
(*) Luís Fernando Brito de Assis é Advogado com atuação na esfera Cível e Trabalhista, Professor Universitário e Especialista em Direito Público e Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola da Magistratura Trabalhista da 5ª Região e Doutorando em Bioética pela Universidad Del Museo Social Argentino.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário