11 abril 2013

Tire tempo para organizar o tempo.

* Luana Fernandes


Tempo, esse elemento está a cada dia mais escasso na vida das pessoas. Já parou para perceber quantas vezes reclamamos da falta de tempo?! Reclamamos que não temos tempo para as nossas coisas, para visitar um amigo, para fazer aquele curso extra que seria ótimo para a carreira. Falta tempo para acompanhar a lição de casa dos filhos, para aquela consulta médica que fica sempre para outra hora e para aquele filminho que você nem lembra qual foi à última vez que parou para assistir.  Enfim, parece mesmo que o tempo está mais apertado a cada dia, certo? Errado. 

O número de atividades aumentou sim no cotidiano atual das pessoas, mas a falta de tempo que tanto reclamamos, em muitas vezes, consiste na falta de ‘gestão do tempo’. Planejar como será o dia seguinte é fundamental para um dia produtivo. Em seu livro, “A Tríade do Tempo”, Christian Barbosa classifica a forma como utilizamos o nosso tempo em três esferas: importante, urgente e circunstancial.

A esfera da importância refere-se a todas as atividades que você faz e que são significativas em sua vida, que trazem resultado a curto, médio e longo prazo. Na esfera da urgência estão todas as atividades para as quais o tempo é curto ou já se esgotou que geralmente causam estresse. E na esfera circunstancial estão as tarefas desnecessárias, que desperdiçam tempo, que são feitas por comodidade ou por serem “socialmente” apropriadas, e estas, não levam a lugar algum. 

Em qual esfera esta a maioria das atividades do seu dia? Importante, Circunstancial ou Urgente? Como você tem planejado suas atividades ou simplesmente não planeja. Se você deseja, ser mais produtivo, equilibrar melhor a sua vida pessoal e profissional e reduzir o nível de estresse, é melhor começar a dar a devida importância que a gestão do tempo requer. 

Comece por avaliar as suas atividades, olhar como tem organizado o seu tempo e quantas atividades desnecessárias você tem feito. Você pode fazer isso por conta própria ou com o apoio de um profissional. O importante é que faça!
 
*Luana Fernandes tem 28 anos, é administradora, personal & business coach e empresária. Tem MBA em Marketing Estratégico pela Faculdade de Gestão e Negócios – FAGEN – UFU em Uberlândia, Minas Gerais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário