12 março 2013

Empreendedorismo Sustentável como diferencial Competitivo – Compartilhe esta ideia!

*Zélia Oliveira

Fala-se muito em “Sustentabilidade”, mas, o que tem sido feito, realmente? Um personagem pouco mencionado, neste contexto, é o pequeno empreendedor. Seja pela diversidade de desafios que precisa enfrentar para manter seu negócio ou pela cultura de uma nação “educada para consumir”. Enquanto isso, MPEs (Micro e Pequenas Empresas) correm em busca de se destacar no mercado e poucas conseguem… O motivo? Podem estar indo na direção oposta, o que requer uma pausa para revisão do trajeto.
 Ser sustentável, ao contrário do que muitos pensam, vai além de preservar a natureza apenas, envolve promover equilíbrio ambiental, econômico e social. Existe uma ideia distorcida de que aplicar o conceito sustentabilidade é complexo e “custa caro”, um mito que leva o pequeno empreendedor a pensar que não possui estrutura para fazê-lo. No entanto, a implantação de tal prática pode ampliar substancialmente a margem de lucro, aumentar o valor das empresas, marcas, produtos e serviços. Veja mais detalhes nos conteúdos ao final deste artigo.
A preocupação demasiada com os lucros tende a “atropelar” oportunidades de crescimento, principalmente, quando se trata de MPEs, já que o empreendedor acaba por acumular funções e responsabilidades. Nestes casos, a melhor solução é buscar ajuda especializada junto a consultores, órgãos ou instituições direcionadas. Além das diversas ferramentas gratuitas, como as disponibilizadas neste artigo, um investimento no modelo de gestão sustentável pode ser a chave para aumentar a vantagem competitiva da empresa e torná-la mais estratégica e rentável.
"É tempo de rever conceitos, mapear e redefinir atitudes e trajetórias, pois além da gravidade da presente crise, a concorrência está cada vez mais acirrada, o que requer medidas de efeito duradouro."
Um exemplo simples é a troca de equipamentos por outros com baixo consumo de energia. Inicialmente, parece um “gasto inviável”, mas que em pouco tempo é pago pela própria economia proporcionada. E após o retorno do capital investido continuará contribuindo para a redução de custos, logo, para o aumento da lucratividade. Situação similar ocorre em diversas outras práticas. Que mal há em promover saúde ao meio ambiente, à economia, sociedade e a sua própria empresa? É tempo de rever conceitos, mapear e redefinir atitudes e trajetórias, pois além da gravidade da presente crise, a concorrência está cada vez mais acirrada, o que requer medidas de efeito duradouro.


Com o intuito de proporcionar maior visibilidade de práticas e resultados, quero compartilhar um pouco do nosso trabalho, por meio de sugestões para familiarização e aplicabilidade do tema nos modelos atuais de gestão desde os MEIs – Microempreendedores Individuais até as MPEs, podendo ainda ser aplicáveis em outros perfis organizacionais:

1. Conheça melhor o tema

Leia sobre o assunto, assista vídeos, programas e reportagens, busque Instituições, órgãos e empresas direcionados às práticas social e ambientalmente sustentáveis, identifique práticas de marcas já conhecidas;

2. Interaja com o seu meio

Identifique questões, problemas e práticas locais, informe-se sobre a existência de organizações que investem no desenvolvimento sustentável ou que apoiam práticas relacionadas, procure-as, troque ideias, discuta soluções; 

3. Reveja seus conceitos

Levante as práticas de sua organização junto aos colaboradores, sociedade e parceiros, compare aos estudos efetuados, identifique atitudes que podem contribuir para a redução de seus custos e, automaticamente, para a preservação do meio ambiente como substituir equipamentos por outros de baixo consumo, optar por produtos recicláveis, separar o lixo, entre outras;

4. Crie uma cultura de consumo e produção conscientes

Busque compreender melhor o ciclo de vida dos produtos e recursos disponíveis, desenvolva ações, “mude suas atitudes”, acompanhe, relacione e apresente os resultados para seus colaboradores, posteriormente, para a sociedade – crie o hábito de buscar e oferecer feedback com frequência, seja o exemplo do comportamento que sua empresa precisa, incentive a interação e envolvimento de todos, peça sugestões, crie discussões sobre o tema;

5. Fortaleça suas ideias e resultados

Busque parcerias com órgãos e organizações voltados às práticas sustentáveis, envolva seu negócio com os problemas locais e produza soluções para o meio onde está inserido, comunique, convide e influencie seus colaboradores e a sociedade a participar.
O consumidor mudou e está cada vez mais exigente e consciente. Empresas que não forem comprometidas com seu meio tendem a se tornar menos visíveis no processo de decisão por seus produtos e serviços. O Empreendedorismo Sustentável é a nova direção para negócios competitivos e estratégicos. Esta nova proposta requer mudanças que devem partir de diretrizes claras para todas as ações e projetos organizacionais (missão), as quais precisam começar pela própria relação com os colaboradores, sociedade, parceiros e ter como base elevados padrões de ética e respeito.
Veja, a seguir, algumas publicações para download e um vídeo com conteúdos, dicas mais detalhadas para fundamentar e orientar o empreendedor e demais interessados sobre o tema. Os links dão acesso a etapas de suma importância para a evolução e construção de empreendimentos inovadores e competitivos.  

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