27 março 2013

Planejar é viver.

*Karim Midlej Harfush


O Planejamento Estratégico sempre foi enfoque principal nas grandes empresas. O seu estudo detalhado requer acompanhamento e atualização constante por parte dos altos cargos hierárquicos. Claro que, verificando possíveis mudanças de rumo se necessário a ou manutenção do curso, visando sempre alcançar o objetivo principal da organização.

Tal fato, infelizmente, não se constata quando se tratam das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), onde a implantação do Planejamento Estratégico é uma prática pouco utilizada. A chamada “administração a toque de caixa” (resolver os problemas conforme eles aparecem) é, segundo o SEBRAE, uma das causas principais da mortalidade e declínio desse tipo de organização. A máxima que empresas que planejam seu futuro possuem maior chance de sobrevivência e de sucesso empresarial é mais do que nunca uma verdade estabelecida.

Não há, na minha opinião, ferramenta administrativa ou processo gerencial tão importante quanto o planejamento estratégico, cujo principal objetivo na sua formulação é buscar o direcionamento, mostrar os rumos da organização, servindo como bússola, produzindo respostas a questões empresariais através de estudos do ambiente interno (potencialidades, fraquezas) e externo (oportunidades e das ameaças). O planejamento estratégico estabelece metas, objetivos e a maximização da eficiência no emprego correto dos recursos dando sustentabilidade organizacional, pormenorizando os riscos negociais.

Por conta da sua amplitude e profundidade, muitos empresários e estudantes têm dificuldades em realizar esses estudos. Como forma de facilitar o entendimento, simplificar o processo e motivar na sua realização, segue um pequeno manual de como elaborar o Planejamento Estratégico da sua empresa ou do seu negócio.

Inicialmente, deve-se fazer o diagnóstico dos ambientes - interno e externo (análise de cenário)- nos quais a empresa está competindo. É a chamada análise SWOT (acrônimo do inglês S de Strenghts – forças, Weaknesses – fraquezas, O de Oportunities – oportunidades e Threats – ameaças).

Nas análises internas (Forças e Fraquezas) deve-se verificar os aspectos que diferenciam a empresa dos seus concorrentes (são as decisões e níveis de desempenho), quais pontos são vantagens competitivas (qualidade do produto ou serviço, solidez financeira etc) e quais pontos são desvantajosos (altos custos de produção, marca fraca, dentre outros). Levante o máximo de aspectos possíveis, seja sincero e aja como se estivesse fora da empresa.

Nas análises externas (Oportunidades e Ameaças) devem ser consideradas as perspectivas de evolução do mercado. A empresa não pode controlar esses aspectos, porém deve-se conhecê-los e monitorá-los com frequência. As mudanças de hábitos e gostos dos clientes e falência de concorrente são exemplos de oportunidades que podem potencializar ainda mais as vantagens competitivas da empresa. Já a entrada de novos players (concorrentes) e a perda de trabalhadores fundamentais são exemplos de ameaças.



A próxima fase é a determinação dos objetivos organizacionais. Defina com clareza o que pretende atingir e não esqueça que o detalhamento é fundamental nesse processo. Defina as metas e identifique o público com o qual vai lidar.

Após saber onde estamos, aonde queremos chegar e com quem estamos lidando, chega a hora de traçar o caminho, colocar no papel as ações que serão necessárias para alcançar os objetivos e as metas. Só então estabeleça os recursos que deverão ser utilizados. Não leve em conta apenas os recursos financeiros, mas também os materiais e humanos.

Enfim, com esses dados em mãos, dê vida ao projeto, realize, execute e não se esqueça do controle e avaliação, levantando todos os pontos positivos, os negativos e o quanto do objetivo foi alcançado. Esse feedback servirá como balizador das próximas ações.

Mãos à obra e sucesso!
(*) Karim Midlej Harfush tem 40 anos, é Administrador de Empresas, consultor e palestrante Mágico. Empresário desde 1998 na área de telefonia e informática, Professor universitário das disciplinas Marketing, Planejamento Estratégico,  Gestão de Empresas Familiares e Teoria Geral da Administração - Colunista semanal e Gestor do Blog www.administrandohoje.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário