28 março 2013

Você faz o que gosta?



*Luana Fernandes
 
Sabe aquela moça do cafezinho do trabalho que ao lhe atender com um largo sorriso no rosto diz:
“– Bom dia! O que o senhor irá beber hoje? O pão de queijo acabou de sair e está uma delícia, o senhor aceita um também?” e que ao sair completa ainda sorrindo “-Tenha uma ótima semana!”. Então, essa moça faz o que gosta. Ela trabalha utilizando o que ela faz de melhor, relacionar-se com pessoas. 

Mas infelizmente quantas pessoas nos atendem com tamanha presteza? Seja em qualquer área ou nível hierárquico, dentistas, vendedores, engenheiros, caixas de supermercado, médicos, médicos veterinários. Quantas pessoas utilizam o que melhor sabem fazer nos seus dia a dia? 

Colaboradores do instituto Gallup, em suas investigações durante 40 anos, fizeram a seguinte pergunta a quase dois milhões de funcionários das 101 maiores companhias do mundo, em 63 países:  Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer o que de melhor sabe fazer a cada dia? Apenas 20% dos entrevistados responderam que sim. 20% !

Isso significa que os outros 80% não estão utilizando seu talento e consequentemente não estão contribuindo tanto quanto poderiam com a empresa e também com o mundo. Já pensou se fossemos atendidos apenas por pessoas que fazem o que sabem e o que gostam? Já pensou em só saborear a comida de um cozinheiro talentoso, cuidar dos cabelos com cabelereiro talentoso, comprar de um vendedor talentoso e aprender com professores talentosos? Será isso possível? 

A humanidade está na Era do Conhecimento, e nesse contexto o autoconhecimento, reconhecer suas fortalezas, os pontos de melhoria, seus valores, é fundamental para ter reconhecimento no mercado de trabalho. 

Acredito que chegará o momento em que esse trabalho de detectar talentos, será feito ainda nas escolas, para que a pessoa tenha mais tempo para treinar e melhorar sua habilidade.  Pois o maior potencial de uma pessoa esta em suas fortalezas, e são nelas que ela deve focar. 

E você, já parou para pensar em quais são seus talentos? Esta trabalhando com o que realmente gosta de fazer? Qual a contribuição que você deixará para este mundo? Qual o legado que você vai deixar? Pense nisso!  

*Luana Fernandes tem 28 anos, é administradora, personal & business coach e empresária. Tem MBA em Marketing Estratégico pela Faculdade de Gestão e Negócios – FAGEN – UFU em Uberlândia, Minas Gerais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário