06 março 2013

Você já conseguiu identificar o Ponto G da sua empresa?

Atualmente, as organizações necessitam lidar com a busca intensa de resultados. Os desafios complexos, resultantes de mudanças econômicas, políticas, ambientais e sociais.  O discurso que ecoa para as empresas continuarem a disputar os negócios é ter gente com talento empreendedor, com iniciativa, criatividade e engajada para incentivar o surgimento de capacidades, conexões e oportunidades de negócios, e para isso, torna – se indispensável valorizar sua gente, para garantir o comprometimento e o crescimento da organização. 

Exagero? Nada disso! Já não há mais dúvidas que só conquistam o diferencial as empresas que formulam estratégias não apenas do topo, mas em toda a sua pirâmide, gerando processos que viabilizam o empreendedorismo corporativo, participação ativa e desprendida, compartilhamento de metas, integrando pessoas e áreas. Organizações dos mais diversos setores da economia têm valorizado cada vez mais o bem estar da sua gente, com um ambiente de trabalho mais satisfatório e motivado. E elas não param de crescer no mercado. Valorizar para crescer.  As pessoas são vitais para o sucesso da organização. Sem pessoas qualificadas e sem talentos, não existe sucesso. Aliás, sucesso é um caminho e não um destino.

É necessário construir um ambiente em que a hierarquia não seja sinônimo de burocracia. Atualmente empresas exortam seu ponto G a serem criativos, produtivos e comprometidos com os resultados da empresa. Muitas, ainda mantêm hierarquia centralizada e burocracia sufocante, enquanto desclassificam bons candidatos, encaminham seus funcionários para o desenvolvimento dessa competência.

O papel da empresa, do executivo, líder e gestor de pessoas é criar um ambiente organizacional que possibilite mapear talentos, desenvolver sua gente, identificar competências, cumprir com o prometido, incentivar e procurar um sólido alinhamento entre seus negócios e as ideias que podem surgir de qualquer parte da organização. Enfim é necessário conseguir melhor performance para obter maior resultado. A presença simultânea dessas variáveis estimula o êxtase do prazer do seu ponto G. É preciso tentar. É fundamental ter um desprezo saudável pelo impossível aos seus olhos.

Gente gera negócios, soluções e resultados. É do comprometimento e do relacionamento positivos do ponto G da sua empresa que vai depender a qualidade, a competência e o sucesso para atingir resultados notáveis.

Orlanda Souza é administrador e membro da Comissão Especial de RH do CRA/RJ - Via http://www.administradores.com.br/

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