09 abril 2013

Como encontrar soluções criativas e melhorar a nutrição de uma população. O caso Grammeen Danone Foods.



*Petrônio Hipólito 

Caros leitores, continuando no mesmo assunto da coluna da semana passada, vou relatar a vocês um caso interessante sobre como a boa vontade e o foco na resolução de um problema pode originar soluções eficazes e criativas. 

O problema:
30% de toda a população de Bangladesh, aquele país do sul asiático do qual falei na coluna anterior, e 56% da população infantil abaixo de cinco anos de idade sofrem de desnutrição severa ou moderada. O país tem uma das maiores taxas de desnutrição infantil e materna de acordo com estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF sobre a situação da infância no mundo em 2008.

A solução:
Mohammad Yunus(*) sugeriu em um encontro com o presidente da Danone, uma das maiores fabricantes mundiais de produtos lácteos, a criação de uma empresa destinada a vender de alimentos à população de baixa renda. A Grammeen Danone, uma joint venture entre o Banco Grammeen e a Danone iniciou sua produção em 2006 para combater a desnutrição e fornecer iogurte enriquecido a 6 centavos de Euro cada pote, um preço acessível mesmo para os mais pobres.

Foi criado um negócio baseado nos moldes de empresa social. Este modelo aceita que o montante investido retorne ao investidor na medida do sucesso financeiro do empreendimento, mas não prevê distribuição de lucro aos acionistas. Todo o lucro gerado pelo negócio deve ser reinvestido na própria atividade de modo a trazer benefícios duradouros à sociedade. Além disso, toda cadeia de fornecedores e de distribuição de produtos deve ser local visando fortalecer a comunidade.

O produto é um pote feito de plástico reciclável onde se acondiciona iogurte enriquecido com nutrientes como ferro, vitamina A, cálcio, iodo e zinco. O produto também foi concebido de maneira a se adequar às preferencias dos consumidores em relação à cor, consistência e sabor. O iogurte era um produto popular em Bangladesh, mas inacessível à população de baixa renda por conta do preço. Assim nasceu o iogurte Shokti Doi que significa “iogurte que dá força”, vendido por 6 centavos de dólar o pote de 80 gramas. Está sendo criado um pote comestível.

A Grammeen Danone tem objetivos específicos:

  • Alimentação saudável para os pobres
  • Modelo de negócio envolvendo a comunidade local
  • Melhoria das condições econômicas da comunidade 
  • Envolver fornecedores e distribuidores locais

Para solucionar a questão da refrigeração do produto e a preservação de sua qualidade até o consumo, foi criada uma rede de mulheres distribuidoras do produto de porta em porta. As “moças da Grammeen” como são chamadas mantém o iogurte refrigerado em suas casas e transportam em bolsas térmicas somente o que vão vender no dia. Elas também são agentes para tomadores de empréstimo do Banco, conforme relatei no artigo anterior, formando uma forte rede de relacionamento com a comunidade. Seus filhos também tomam o iogurte e elas foram treinadas para explicar os benefícios do iogurte e os cuidados com a conservação. 

Essa rede de distribuição baseada “nas moças” tem baixo custo e contribui para o desenvolvimento local aumentando a renda dessas famílias.
O Banco realiza empréstimos para que a comunidade adquira vacas para aumentar a produção de leite e dar conta do aumento constante no consumo de iogurte.
Boa semana a todos e até a próxima terça-feira.

(*) Mohammad Yunus é um economista que fundou o Banco Grammeen em Bangladesh para dar credito aos pobres e foi agraciado com o Premio Nobel da Paz em 2006 como reconhecimento pelo seu trabalho. 

(*) Petrônio Hipólito tem 54 anos, é engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP. Especializou-se em Gestão de Sustentabilidade e em Administração (CEAG) pela FGV. É palestrante e consultor. Tem sólida experiência em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.
Colunista Semanal do Blog www.administrandohoje.blogspot.com.br
 

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